Pandemia acelerou o uso da tecnologia nas escolas

Depois das experiências com ensino remoto no último ano, a educação consolidou o uso da tecnologia digital como modelo viável de aprendizagem

05/04/2021 11:59

É inegável que a tecnologia foi fundamental para a continuidade do ensino durante o distanciamento social em 2020, necessário devido à crise gerada pela Covid-19. Apesar de a pandemia ter acelerado o processo, essa já era uma tendência na educação mundial.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica como o híbrido já estava sendo inserido aos poucos na rotina escolar e, hoje, é uma certeza na maioria das instituições.

Quais os principais impactos do uso da tecnologia na educação?

Professores pretendem usar mais ferramentas de TI na volta às aulas
Professores pretendem usar mais ferramentas de TI na volta às aulas - August de Richelieu/Pexels

Mais do que nunca, é possível ver os impactos do uso da tecnologia na educação. Afinal de contas, sem as ferramentas tecnológicas, não seria possível dar continuidade ao ano escolar durante a pandemia. Entretanto, não é somente esse o benefício desses recursos. Veja.

Estimulam a autonomia

Como dissemos, o futuro da educação é trazer mais autonomia para o aluno durante a aquisição de conhecimento. Dessa maneira, o uso de tecnologia, principalmente aliado ao ensino híbrido, favorece esse protagonismo, desenvolvendo a autoconfiança do aluno.

Despertam a curiosidade

Imagine aprender conteúdos tradicionais como se fosse um jogo, com fases, desafios e recompensas? Você não acha que a criança se interessaria muito mais? Pois isso é possível com a gamificação da educação, que também utiliza tecnologia para ser aplicada. Várias escolas do futuro já usam esse recurso.

Melhoram o desempenho

Com mais autonomia sobre sua aprendizagem e maior interesse em adquirir conhecimento, o resultado na melhora do desempenho não poderia ser diferente. O engajamento é algo fundamental para que o aluno consiga assimilar as informações e, assim, aprenda de verdade.

Quer saber mais sobre o futuro da educação? Acesse o site Novos Alunos e confira.


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.