Últimas notícias:

Loading...

Pandemia acelerou o uso da tecnologia nas escolas

Depois das experiências com ensino remoto no último ano, a educação consolidou o uso da tecnologia digital como modelo viável de aprendizagem

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
Ouça este conteúdo

É inegável que a tecnologia foi fundamental para a continuidade do ensino durante o distanciamento social em 2020, necessário devido à crise gerada pela Covid-19. Apesar de a pandemia ter acelerado o processo, essa já era uma tendência na educação mundial.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica como o híbrido já estava sendo inserido aos poucos na rotina escolar e, hoje, é uma certeza na maioria das instituições.

Quais os principais impactos do uso da tecnologia na educação?

Crédito: August de Richelieu/PexelsProfessores pretendem usar mais ferramentas de TI na volta às aulas

Mais do que nunca, é possível ver os impactos do uso da tecnologia na educação. Afinal de contas, sem as ferramentas tecnológicas, não seria possível dar continuidade ao ano escolar durante a pandemia. Entretanto, não é somente esse o benefício desses recursos. Veja.

Estimulam a autonomia

Como dissemos, o futuro da educação é trazer mais autonomia para o aluno durante a aquisição de conhecimento. Dessa maneira, o uso de tecnologia, principalmente aliado ao ensino híbrido, favorece esse protagonismo, desenvolvendo a autoconfiança do aluno.

Despertam a curiosidade

Imagine aprender conteúdos tradicionais como se fosse um jogo, com fases, desafios e recompensas? Você não acha que a criança se interessaria muito mais? Pois isso é possível com a gamificação da educação, que também utiliza tecnologia para ser aplicada. Várias escolas do futuro já usam esse recurso.

Melhoram o desempenho

Com mais autonomia sobre sua aprendizagem e maior interesse em adquirir conhecimento, o resultado na melhora do desempenho não poderia ser diferente. O engajamento é algo fundamental para que o aluno consiga assimilar as informações e, assim, aprenda de verdade.

Quer saber mais sobre o futuro da educação? Acesse o site Novos Alunos e confira.


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.