Programe-se para a 5ª edição da Mostra Audiovisual Israelense

Sessões no Cinusp são gratuitas e vão de 1 a 6 de junho

Por Redação
31/05/2012 14:29 / Atualizado em 07/05/2020 10:19

divulgaçãoA 5ª edição da mostra exibe 15 filmes inéditos.
A 5ª edição da mostra exibe 15 filmes inéditos.

O cinema e a sua capacidade de aproximar diferentes culturas traz ao Brasil histórias de Israel projetadas em telões. De 31 de maio a 10 de junho, quatro salas da capital paulista recebem a 5ª edição da Mostra Audiovisual Israelense: Centro da Cultura Judaica, no auditório do clube A Hebraica, no Cinusp e Cinemark do Shopping Higienópolis. Com exceção do Cinemark – que tem ingressos no valor de R$ 8,50 – todos os outros locais exibem os filmes gratuitamente.

O Cinusp recebe a mostra entre 1 e 6 de junho, com sessões às 16h e 19h. Dois temas serão introduzidos nesta série de filmes: Panorama Contemporâneo e Boureka Filmes. O primeiro expressa as temáticas que permeiam a sociedade israelense traduzidas pelo olhar da nova geração de cineastas israelenses. Já no segundo tema, são exibidas comédias que se aproximam das chanchadas brasileiras – espetáculos humorísticos com caráter popular.

Sallah Shabati, dirigido por Ephraim Kishon, foi considerado o filme de comédia mais bem sucedido na história cinematográfica do país. Datado de 1964, o trabalho retratou a história do imigrante Sallah e sua família que saíram do Iêmen para morar em Israel. A sátira também abordava os impasses do sistema de imigração instalado no país.

Quem comparecer à mostra poderá conferir a pré-estreia nacional do filme Footnote, ganhador do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes, em 2011. A exibição acontece no Centro da Cultura Judaica, dia 31, às 20h30. Outros dois destaques integram a programação: o documentário Testemunho (Testimony), de Shlomi Elkabetz, com a presença do diretor no Cinusp, dia 4 de junho, às 19h; e 2night, recorte que enfatiza a cultura jovem e suas fixações urbanas. O diretor do longa-metragem, Roi Werner, conversa com o público do Cinusp no dia 1º de junho, após a sessão das 19h, em que seu filme será exibido.

Confira alguns destaques da mostra:

Footnote

Exibição: 31/5
Hora: 20h30
Local: Centro da Cultura Judaica
Diretor: Joseph Cedar (Hearat Shulayim)
Informações técnicas: Israel, 2011 – 103min.
Sinopse: O filme retrata a rivalidade entre pai e filho, alimentada pelo não reconhecimento de um e o sucesso permanente do outro. Contudo, a situação muda essencialmente quando um importante prêmio acadêmico surge entre eles.

Sallah Shabati

Exibição: 4/6
Hora: 16h
Local: Cinusp
Diretor: Ephraim Kishon
Informações técnicas: Israel, 1964 – 110min.
Sinopse: A história apresenta o imigrante Sallah e sua família. Eles são trazidos para Israel logo após a fundação do país devido ao crescente antissemitismo na região. O pai de família trava um embate contra a burocracia no intuito de obter o seu prometido apartamento, enquanto os familiares vivem em um barracão de refugiados por meses.

Esta obra é uma crítica à sociedade israelense da época e suas contradições, bem como aos contrastes culturais entre os diferentes imigrantes que compunham a realidade israelense.

Testemunho

Exibição: 4/6
Hora: 19h
Local: Cinusp
Diretor: Shlomi Elkabetz
Informações técnicas: Israel, 2012 – 80min.
Sinopse: Em 2000, milhares de árabes israelenses foram às ruas para protestar contra a política administrativa de Israel, em solidariedade aos palestinos que viviam nos territórios ocupados na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Era o início da Segunda Intifada, levante que deixou o país em estado de sítio.

Lembranças deste período ainda são um tabu e envolvem histórias de violência, sofrimento e humilhação. Mais de dez anos depois, 22 dessas histórias são recontadas por testemunhas e participantes de ambos os lados. Este documentário selecionado para a mostra competitiva do Festival de Berlim em 2012.

[tab:END]