Últimas notícias:

Loading...

Saiba quais são os principais exames de proficiência de idiomas

Você já se imaginou diante de um exame como Toefl, Ielts ou Dele?

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
Ouça este conteúdo

A proficiência em um idioma é essencial para conseguir um bom intercâmbio no exterior, para ingressar em um curso de pós-graduação stricto sensu ou até para alcançar um posto elevado no mercado de trabalho. Quem precisa testar os conhecimentos específicos em uma língua estrangeira deve conhecer os principais exames e se preparar com muito estudo.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), apresenta as características dos principais exames reconhecidos internacionalmente. Continue lendo e descubra como alcançar o sonhado certificado.

A prova de proficiência para atestar o conhecimento

Crédito: Pexels/Christina MorilloSaiba quais são os principais exames de proficiência de idiomas

Como dissemos acima, muitas instituições exigem que a pessoa prove que sabe falar outro idioma. E é para isso que serve o certificado, emitido por uma instituição (em geral sem fins lucrativos). A seguir, vamos abordar três testes extremamente importantes para quem fala inglês e espanhol.

TOEFL

O Toefl (Test of English as a Foreign Language, ou Teste de Inglês como Lingua Estrangeira, que é desenvolvido pela ETS, entidade sem fins lucrativos dos EUA) é um dos testes de língua inglesa mais respeitados do mundo, com aceitação em mais de 10 mil instituições em 130 países. Nele são avaliadas quatro áreas: leitura, conversação, compreensão auditiva e, por fim, redação. Cada área recebe uma pontuação de 0 a 30, divididas entre “alto”, “intermediário” e “baixo”. Aquele que for se submeter ao TOEFL terá entre 1h e 1h20 para a área da leitura; 1h a 1h30 para a compreensão auditiva; 50 minutos para a redação e apenas 20 minutos para a conversação.

IELTS

O Ielts (International English Language Testing System, ou Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa, desenvolvido pelo Britsh Council e pela Universidade de Cambridge) é um dos testes mais aceitos no mundo todo. Assim como o anterior, ele impõe ao candidato a certificação em quatro provas, a serem cumpridas no mesmo dia: interpretação oral, com 40 minutos para conclusão; interpretação de texto, com 1h de duração; redação, com iguais 60 minutos; e, por fim, conversação, com apenas 14 minutos de duração.

DELE

O Dele (Diploma de Español como Lengua Extranjera, ou Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira, outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha) certifica o domínio da língua espanhola por parte do candidato à certificação, em seis níveis de domínio (do DELE A1 até o DELE C2). Cada diploma impõe a realização de provas com níveis de dificuldade e tempo de execução diferentes.

Quer dicas de como se preparar para os exames? Acesse o site Novos Alunos.


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook e no canal do Youtube.