Últimas notícias:

Loading...

Sisu 2020/2: sem edital e inscrições, estudantes cobram posição do MEC

Início das inscrições seria nesta terça-feira, 16, mas não há edital e nenhum pronunciamento do Ministério da Educação

Por: Redação

As inscrições da segunda edição de 2020 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) — programa de vagas em universidades públicas federais — estavam previstas para começar nesta terça-feira, 16, no entanto, não há edital e nenhum pronunciamento do MEC (Ministério da Educação) sobre um novo cronograma até o momento. Tudo isso acontece em meio a crise no governo envolvendo a permanência de Abraham Weintraub como titular da pasta.

Em maio, Weintraub divulgou as datas dos períodos de inscrição do Sisu para o segundo semestre deste ano, além do (ProUni Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

No Twitter, estudantes se revoltam com a falta de transparência do MEC e publicam diversas reclamações. A UNE (União Nacional dos Estudantes) intensifica o coro dos que pedem a demissão do ministro.

Em nota divulgada à Revista Quero, o MEC informou que, apesar da divulgação prévia das datas, não há previsão para a publicação do edital do Sisu 2020/2, assim como dos demais programas de acesso ao ensino superior.

“A gente ainda não tem a data prevista para o edital do Sisu 2020/2. Nós ainda estamos aguardando o edital. Não temos como dar uma previsão quando deve sair […]. Realmente, o ministro tinha falado uma data, mas nós estamos aguardando o edital ser publicado, que deve ser publicado logo”, disse o porta-voz. A informação, no entanto, não está publicada em nenhum dos canais do ministério.