USP quer trocar Sisu por novo modelo de seleção via Enem
Caso sancionada, a mudança pode ser implementada já no vestibular 2023
A Universidade de São Paulo (USP) estuda implementar um novo sistema de ingresso para nos cursos de graduação usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na última quinta-feira, 20, o Conselho de Graduação da instituição aprovou, de forma unânime, a criação de um novo sistema, chamado de USP-Enem, que passaria a realizar a seleção das vagas antes destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Com essa medida, a USP deixaria de oferecer vagas nos cursos de graduação no sistema do Ministério da Educação. Para entrar em vigor, porém, a proposta ainda precisa ser aprovada no Conselho Universitário, o que deve ocorrer no final de novembro.
- Só planeje sua viagem a Pipa (RN) após conferir estas dicas
- Adultos com autismo podem apresentar sintomas quase imperceptíveis e não receberem diagnóstico correto até o final da vida
- Hora de repensar o hábito de levar o celular ao banheiro: os riscos invisíveis à saúde
- Estudo revela o melhor momento de tomar café para a saúde do coração
Caso sancionada, a mudança pode ser implementada já no vestibular 2023.
Em entrevista ao Jornal da USP, o pró-reitor da Graduação, Aluísio Segurado, afirma que a seleção irá privilegiar as notas da Fuvest, caso o candidato seja aprovado nos dois processos seletivos.
O objetivo da mudança é possibilitar que o estudante aprovado via Enem possa efetuar sua matrícula juntamente com o ingressante pela Fuvest, não dependendo do sistema e do calendário do Sisu.
“A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, o que facilitará a integração e favorecerá o desempenho acadêmico dos novos estudantes, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação [responsável pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos]”, disse o pró-reitor ao Jornal da USP.
O projeto da Pró-Reitoria de Graduação segue um modelo semelhante ao já adotado pela Comvest, responsável pelo vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, 20% das vagas de graduação são selecionadas pela nota do Enem.
No vestibular 2023 a USP irá oferecer mais de 11 mil vagas, das quais 8.211 são destinadas através da seleção do vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP.