Últimas notícias:

Loading...

10 dicas para arrasar na redação do Enem 2022

Prova temida por candidatos, redação requer domínio de assuntos do cotidiano

Por: Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal entrada para o ensino superior público do país pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para obter bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

As notas do Enem são usadas também no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições portuguesas que possuem convênio com o Brasil.

10 dicas para arrasar na redação do Enem 2022
Crédito: DivulgaçãoConfira 10 dicas para arrasar na redação do Enem 2022

Provas do Enem 2022

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30.

No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A redação do Enem requer domínio de assuntos do cotidiano
Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilA redação do Enem requer domínio de assuntos do cotidiano

A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

A temida redação do Enem

No entanto, é a redação, que tem peso fundamental na composição da nota, que é a prova mais temida pelos alunos.

Há quem diga que tem pessoas com mais facilidade de escrever, mas a verdade é que, com boas dicas e prática, é possível, sim, produzir uma excelente redação.

Pedimos para Vinícius Oliveira, mais conhecido como Profinho, compartilhar as suas 10 principais técnicas para fazer uma boa redação.

10 dicas para arrasar na redação do Enem 2022

1 – Busque preencher as 30 linhas da redação. Embora o Enem exija que o aluno escreva pelo menos 7 linhas, é importante desenvolver bem o texto.

2 – Divida o seu texto em 4 parágrafos. O primeiro será a sua introdução, o segundo e o terceiro os de desenvolvimento dos seus argumentos e o último será a conclusão. Redações com 3 parágrafos não costumam ser bem aceitas pelos corretores.

3 – Inicie os parágrafos do desenvolvimento e da conclusão com conectivos: expressões utilizadas para ligar os parágrafos. “Diante desse cenário”, “nesse sentido” e, “portanto”, são os conectivos mais frequentes nas redações nota 1000.

4 – Mostre o seu conhecimento de mundo na redação. Filmes, livros, citações e fatos históricos são exemplos desse conhecimento, também chamado de repertório sociocultural.

5  – Cada parágrafo deve ser dividido em pelo menos 2 períodos. Não é adequado que você faça um parágrafo inteiro com uma única frase. O ideal é que você divida o seu parágrafo em 4 frases separadas por ponto.

6  – Comece a redação na linha 1 e não pule linhas. No Enem não é obrigatório fazer título.

7 – Na introdução, deixe clara a sua opinião sobre o tema proposto. Lembre-se de que a redação do Enem é argumentativa, ou seja, a defesa de um ponto de vista é obrigatória.

8 – Desenvolva pelo menos 2 argumentos que sejam capazes de sustentar a sua opinião. Para evitar que o seu texto fique vago e superficial, traga exemplos concretos relacionados ao tema.

9 – Na conclusão, dê uma solução que seja capaz de resolver ou diminuir os problemas relacionados ao tema. Essa solução vale 200 pontos e recebe o nome de proposta de intervenção.

10 – Não se esqueça de que a redação deve ser escrita com caneta preta. Canetas de outras cores não são permitidas.

?>