Ana Furtado comemora primeiro Outubro Rosa após cura do câncer

Apresentadora disse que momento é de ‘renascimento’

Ana Furtado está em festa desde a última segunda-feira, 1º. A apresentadora compartilhou com seus seguidores do Instagram um vídeo comemorando sua recuperação de um câncer de mama, descoberto em 2018.

A famosa aproveitou o começo do Outubro Rosa, mês em que acontecem campanhas de conscientização sobre a doença, para contar a sua história e dizer que no próximo dia 22 ela completa 46 anos, “e um ano e sete meses de renascimento”.

Ana Furtado foi diagnosticada com câncer de mama em 2018
Créditos: Reprodução/Instagram
Ana Furtado foi diagnosticada com câncer de mama em 2018

“Em março de 2018 eu recebi o diagnóstico de câncer de mama, e foi um baque que mudou a minha vida por completo, que revolucionou o meu olhar sobre ela. E mesmo tendo plena consciência do meu privilegiado acesso a tratamentos dignos e de qualidade, eu tive, como qualquer paciente oncológica, medos, fraquezas, dúvidas, questionamentos, dores, cansaços, choro. No final, aprendi mais com a doença do que sofri. Me redescobri, evoluí como pessoa, e com muita fé consegui encontrar uma força em mim que eu não sabia que existia. Pude me dar conta da mais profunda importância do amor, do apoio e do afeto, da generosidade”, declarou.

Ana furtado comemora fim de tratamento contra o câncer: “Eu venci”

Ana Furtado ainda agradeceu o apoio e carinho da família, amigos e fãs na fase desafiadora: “Eu sou grata a cada palavra de carinho, cada oração, cada abraço e demonstração de amor que me fortaleceram ao longo do tratamento rumo a minha cura. Eu sou grata a vocês, e sou grata à fé que nos move, e que move as mais difíceis barreiras”.

Ana também aproveitou a ocasião para convidar suas seguidoras a compartilhar as próprias histórias de superação do câncer de mama, com a hashtag #MinhaVitóriaRosa. “Eu quero ouvir as histórias e vitórias de vocês, para que a gente possa inspirar e encorajar mais mulheres, essas que estão hoje nesse mesmo caminho da cura”, disse.

View this post on Instagram

Ouvir e ler histórias de superação e cura sempre me fortaleceu ao longo do tratamento. Cada palavra de carinho e de otimismo era como um abraço apertado. Daqueles que encorajam, revigoram nossa fé e esperança. Quando a gente compartilha amor, afeto e generosidade, tudo isso se multiplica. Por mil. Sou grata a vocês por tanto e pela fé que nos move. Hoje, no meu primeiro Outubro Rosa curada do câncer de mama, quero celebrar com vocês a VIDA. Ao longo dos últimos meses, compartilhei com vocês por aqui a #MinhaVitóriaRosa. Agora, quero ouvir as histórias de cura de vocês. Quero que possamos juntas inspirar e encorajar mais mulheres que estão hoje no caminho da vitória. No caminho da cura! Compartilhe aqui nos comentários a sua história, ou poste no seu perfil. Pode ser um vídeo, uma foto, como preferir, usando a hashtag #MinhaVitóriaRosa e me marcando. Vamos juntas? 👊💗 #OutubroRosa

A post shared by Ana Furtado (@aanafurtado) on

DOENÇA

Com cerca de 60 mil novos casos por ano no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no país, ficando atrás apenas do de pele não melanoma. Mas o diagnóstico não é o fim, as chances de cura chegam a 95% dos casos quando o tumor é detectado no início.

Todos os anos, a campanha Outubro Rosa busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do tratamento correto do câncer de mama, mas os números de pesquisas mostram que é preciso fazer mais. Embora a  mamografia a partir dos 40 anos seja essencial para o diagnóstico precoce, a adesão a este exame de imagem é ainda um dos entraves para vencer a doença.

Confira a matéria completa abaixo: