BBB20: Perfil de Babu denuncia invasão e ataques racistas contra o ator
Nas mensagens, Babu é chamado é escravo e baleia por exemplo.
O perfil do ator e participante do Big Brother Brasil 20 (BBB20) Babu Santana, no Instagram, denunciou diversos posts repletos de ataques racistas e gordofóbicos contra o brother, nesta terça-feira, 7. Nas mensagens, Babu é chamado é escravo e baleia por exemplo.
Segundo a mensagem escrita na legenda da publicação, a família, amigos e fãs de Babu tiveram seus perfis nas redes sociais hackeados na última noite.
“Apoiadores do Babu tiveram seus perfis de redes sociais hackeados essa noite. Alguns, até WhatsApp. Isso é crime e está previsto em lei”, diz o texto.
“Não são apenas ataques de torcidas. Viraram injúria, difamação, muito racismo escancarado (como vocês podem ver nos prints), falas descontextualizadas, invenções. Todos os dias sofremos ataques proferidos por milhares de perfis fakes e robôs (…). O que já era por si só condenável e preocupante, essa noite ultrapassou todos os limites, envolvendo vidas reais”, diz a mensagem.
https://www.instagram.com/p/B-r5p7BBnfU/
A companheira de Babu, Tatiane Melo, repostou a publicação e afirmou: “Estamos, sim, sendo atacados, gente: família amigos, fãs torcedores do Babu Santana. Só queremos mais amor no mundo e uma torcida saudável pelo amor de Deus”.
https://www.instagram.com/p/B-r_zm2AyZl/?utm_source=ig_embed
Como denunciar racismo
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.
Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Confira aqui a diferença e saiba quando se deve denunciar uma atitude racista.
Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!