Da viagem ao espaço ao beijinho brasileiro: curiosidades sobre a tocha olímpica

Quer carregar a tocha na sua cidade? Você pode! Saiba como

08/10/2015 17:22 / Atualizado em 07/05/2020 00:26

Cheia de rituais e curiosidades, a tocha olímpica viajará todos os estados brasileiros, passando pelas mãos de 12 mil condutores e deixando uma mensagem de paz, até chegar ao estádio do Maracanã para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, dia 05 de agosto de 2016. Confira abaixo fatos curiosos e, o melhor de tudo, como concorrer a uma vaga de condutor da tocha olímpica durante o revezamento.

1) A tocha será acesa com raios solares em Olímpia, na Grécia

O acendimento da tocha mantém a tradição dos Jogos da Antiguidade, quando a chama era acesa a partir de raios solares por meio de um instrumento semelhante a um espelho côncavo. De acordo com a tradição grega, esse procedimento garantia a pureza da chama e simbolizava as virtudes do homem.

2) No Brasil, a tocha percorrerá mais de 500 cidades com festa todo dia

A tocha desembarcará em Brasília e viajará mais de 500 cidades por 95 dias. Uma coisa é certa: vai ter festa todo dia por onde a tocha passará! No total, cerca de 90% da população brasileira poderá acompanhar a passagem do símbolo olímpico.

Confira aqui o mapa do revezamento no Brasil.

3) Mas e se apagar? Calma, gente, tem ‘backup’ de chama grega

Uma equipe de cerca de 150 pessoas cuidará, dia e noite, para que a chama nunca se apague no caminho até o Estádio do Maracanã. Como nunca se sabe quando pode surgir um imprevisto, o Rio 2016 contará com backup de cinco a dez “chamas filhas”, que também serão produzidas em Olímpia com selo de pureza grego. Não vale acender com fósforo não, hein.

4) Como toda celebridade, a tocha tem guarda-costa e só dorme em hotel

Os “seguranças-corredores”, que escoltam a chama pelo caminho, têm ainda outras responsabilidades além de correr muitos quilômetros por dia: colocar a chama para dormir toda noite no hotel e alimentá-la direitinho com o fluido que a mantém acesa (semelhante ao fluido do isqueiro). Quase romântico…

5) Para alguns deslocamentos, rola também uma caroninha de avião

Pelo céu, a tocha percorrerá 10 mil milhas. Além da autorização prévia da companhia aérea (se não pode entrar no avião nem com vidro de perfume, imagina então com fogo…), a chama é protegida por uma lanterna de segurança (que mais parece uma lamparina de minerador).

6) Em Sidney, a chama ficou acesa até embaixo d’água

 
 

Em 2000, os australianos levaram a sério o desafio de manter a tocha sempre acesa e projetaram uma tocha especial com chama de 2000ºC. Com essa temperatura, ela permanecia acesa até embaixo d’água.

7) Ousada, a tocha também já foi ao Polo Norte e ao espaço sideral

No ano passado, os russos não fizeram por menos no revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi: a tocha visitou o Pólo Norte e o espaço sideral.

 
 

 

8) No Brasil, a novidade é o ‘beijinho das tochas’ durante o revezamento

O revezamento da tocha será o mais brasileiro possível, com direito até a “beijinho das tochas”. Toda vez que uma tocha “beijar” a próxima, as três partes que compõem o corpo da tocha seguinte se separam e se projetam para cima – revelando os temas diversidade,vibração e natureza, representados pelo mar, montanhas, céu, sol e as cores da bandeira do Brasil. Quer saber? Beijinho no ombro para as outras tochas, a nossa é linda demais!

9) Sabe o melhor? A seleção para condutores está aberta!

No total, 12 mil condutores levarão a tocha olímpica pelo país todo, cada um correndo por 200 metros com a bonita na mão. Todo mundo pode indicar alguém. E não precisa ser atleta ou celebridade. Se você conhece uma pessoa com uma história inspiradora no seu bairro, na sua comunidade ou na sua área de atuação, o Rio 2016 e os patrocinadores oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica (Coca-Cola, Nissan e Bradesco) querem saber quem é. Indique no site www.rio2016.com/tocha. O prazo termina no dia 15 de outubro.

https://www.youtube.com/watch?t=7&v=Z8iwqdRMNNs

10) Se você estiver na escola, pode concorrer a 10 tochas oficiais para correr com a sua galera

Se você está na escola, ainda tem outra chance de ter a tocha pertinho de você! O Transforma, programa de educação do Rio 2016, lançou um super desafio para todas as escolas do país. É só criar uma tocha bem criativa e participar do revezamento virtual. As 10 escolas que criarem as tochas mais “revezadas” no site serão premiadas com réplicas das tochas oficiais! Saiba mais em: www.desafiotransforma.com.br.