Dani Calabresa fala pela 1ª vez do assédio sexual que sofreu de Marcius Melhem

A atriz diz que fez a denúncia para recuperar sua saúde mental

04/12/2020 17:46

A atriz Dani Calabresa usou as redes sociais na tarde desta sexta-feira, 4, para quebrar o silêncio sobre o assédio sexual e moral que sofreu do humorista Marcius Melhem.

Em publicação feita em seu perfil do Instagram, Dani diz que nunca quis ser vista como vítima e que fez a denúncia para recuperar sua saúde mental.

Dani Calabresa quebra silêncio após denúncias de assédio sexual que sofreu de Marcius Melhem
Dani Calabresa quebra silêncio após denúncias de assédio sexual que sofreu de Marcius Melhem - Montagem/Divulgação TV Globo

A atriz conta ainda que escolheu denunciar o caso de assédio sexual e moral primeiro aos órgãos internos da Globo. Ela também relatou ter sentido medo e vergonha, mas incentivou que outras vítimas façam o mesmo.

“Tomei as medidas cabíveis para conseguir ajuda. Tudo é muito difícil, dá medo, vergonha, mas temos que lutar por respeito e justiça. Não passarão. Assédio é crime!”, escreveu. Leia a íntegra mais abaixo:

O desabafo de Dani Calabresa ocorre após a publicação de uma reportagem da revista Piauí, assinada por João Batista Jr, que revelou em detalhes os episódios em que a artista foi assediada sexualmente por Marcius Melhem.

Leia a íntegra do desabafo de Dani Calabresa

“Nunca quis ser vista como uma mulher assediada. Mas pra recuperar minha saúde precisei me defender. Nunca procurei a Imprensa. Tomei as medidas cabíveis pra conseguir ajuda. Tudo é muito difícil, DA MEDO, vergonha, mas temos que lutar por respeito e justiça. Não passarão. Assédio é crime!

Obrigada pelas msgs de apoio🌸🙏 agradeço demais a Manô Miklos e a dra Mayra Cotta pelo apoio. E preciso declarar aqui todo meu amor e gratidão a Maria Clara Gueiros❤️👏🏻 minha amiga do meio artístico que me apoiou desde o início! Que mulher maravilhosa! Amorosa! Justa! (E hilaria!😍) @mcgueiros ❤️

Toda minha solidariedade às mulheres que passam por isso e têm medo de denunciar😰🙏 É impressionante a luta que uma mulher precisa travar pra provar que é vítima. DENUNCIEM!!!

Como denunciar caso de assédio sexual

  • Peça ajuda a quem estiver por perto e acione policiais que estiverem no local. Depois, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Casos assim não podem ser registrados por boletim de ocorrência online;
  • Guarde todas as informações que conseguir referentes ao assédio: anote o dia, horário e local, nome e contato de testemunhas, características do agressor, tire fotos, filme etc. Verifique também se há câmeras no local do crime, pois, a partir disso, as imagens poderão ser solicitadas. Quando fizer o boletim de ocorrência ou qualquer outro tipo de denúncia, é importante levar o maior número de provas do ocorrido. Isso inclui vídeos e fotos no celular, testemunhas, conversas em redes sociais, entre outras. As autoridades policiais precisam de material para conduzir a investigação e a depender do caso, repassar para o Ministério Público. Muitos casos não seguem por falta de provas ou falta de indícios de quem é o autor;
  • Infelizmente, é comum o uso de drogas como “Boa Noite Cinderela” e outras para que a vítima fique sonolenta e mais suscetível ao estupro. Caso o abuso tenha ocorrido através desta prática, é importante que a vítima faça o Exame Toxicológico (através de exame de sangue e urina) em no máximo 5 dias após a ingestão. O ideal é realizar o exame o quanto antes possível;
  • Você pode fazer uma denúncia pelos telefones da Polícia Militar (190) e do Disque 180;
  • É importante ressaltar que a autoridade policial não pode se recusar a registrar a ocorrência. Infelizmente, há casos em que a autoridade policial tenta dissuadir a vítima de fazer o boletim. Caso isso aconteça, registre uma reclamação na ouvidoria do órgão em que ocorreu a recusa. Sendo ineficaz, procure o Ministério Público local para denunciar a recusa e o crime.