Faça isso para proteger suas contas bancárias em caso de celular roubado
Antes de sair para curtir o Carnaval, veja como garantir que seus dados e contas bancárias ficarão protegidos em caso de crime
Em tempos de Carnaval e para quem vai cair na folia, o cuidado com o celular deve ser redobrado. Além de todas as medidas para evitar um roubo, infelizmente, também é preciso estar preparado caso você seja vítima desse crime.
Por isso, o governo brasileiro lançou uma ferramenta chamada Celular Seguro, com o principal objetivo de bloquear instantaneamente dispositivos roubados e prevenir acessos não autorizados a contas bancárias e outros serviços.
Após o registro de perda, roubo ou extravio do celular, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto realizarão o bloqueio das contas. As empresas de telefonia também começarão a efetuar o corte das linhas.
- Melhores sites de apostas para iniciantes
- Mudança no Pix começa a valer nesta sexta-feira, 1º; entenda nova regra
- Novas regras do Pix começam a valer em novembro; veja quais
- 5 apps para recuperar fotos antigas
Como a ferramenta protege suas contas bancárias em caso de celular roubado?
A plataforma funciona como um “botão de segurança” que pode acabar sendo ativado em situações de roubo ou furto, bloqueando os aplicativos de instituições financeiras em até dez minutos.
O Celular Seguro pode ser acionado tanto pela vítima, quanto por uma pessoa de confiança previamente cadastrada.
“Em caso de celular roubado, basta acionar o sistema por um computador que a operadora telefônica e os bancos recebem a notificação no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.
Após registrar a ocorrência no site da ferramenta, o usuário deve guardar o número do protocolo e também registrar um boletim de ocorrência na delegacia.
“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo”, completou o ministro.
Passo a passo para utilizar o Celular Seguro
O aplicativo está disponível para download na Google Play Store, para dispositivos Android, e na App Store, para iOS. Também é possível utilizar a ferramenta em um navegador no computador.
- O primeiro passo é baixar o aplicativo “Celular Seguro” na loja de aplicativos do smartphone ou acessar diretamente pelo site;
- O login ocorre por meio da conta gov.br;
- Após fazer login, o próximo passo é ler os termos de uso do Celular Seguro, que informam a relação das instituições participantes, e concordar com eles;
- Após o login, você verá uma tela com três opções: cadastro de telefone, indicação de pessoas de confiança e registro de ocorrências;
- A opção “Registrar telefone” requer o preenchimento de informações como marca e modelo do aparelho, número da operadora e de série, além de outras informações pertinentes. Após fornecer essas informações, clique em cadastrar;
- Para indicar uma Pessoa de Confiança, retorne à tela inicial e selecione a opção correspondente. Forneça os dados solicitados e clique em cadastrar;
- No caso de ocorrências de roubo ou furto, acesse a opção “Registrar Ocorrência” na tela inicial através da sua conta em qualquer outro aparelho, e siga as instruções;
- Para que o bloqueio ocorra, os números precisam estar vinculado ao CPF do titular da linha.
Alerta sobre o uso
Utilizado apenas em casos de perda, furto ou roubo do aparelho, a ferramenta garante o bloqueio ágil do celular.
Porém, ela não oferece a possibilidade de desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar o desbloqueio entrando em contato com a operadora e bancos.
Um avanço na segurança digital
A ferramenta representa um grande avanço na segurança digital, já que o roubo de celulares é uma ocorrência comum no Brasil e muitas vezes os criminosos têm como objetivo acessar as contas e aplicativos bancários das vítimas.
Com o Celular Seguro, é possível bloquear rapidamente o acesso a estes aplicativos, protegendo as informações e os recursos financeiros do usuário.