Últimas notícias:
Loading...

Como usar o novo sistema do governo que bloqueia celular roubado?

O novo sistema permite à vítima de celular roubado bloquear o aparelho em todo o Brasil com poucos cliques; veja passo a passo para usar

Sistema do governo agiliza bloqueio de celular roubado
Créditos: divulgação
Sistema do governo agiliza bloqueio de celular roubado

Em uma iniciativa para proteger a população contra a ação de criminosos, o governo federal lançou na terça-feira, 19, um sistema que promete coibir a utilização de celulares roubados ou furtados em todo território nacional.

O sistema, batizado como Celular Seguro, permite à vítima realizar o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários, com apenas poucos cliques.

O novo serviço funciona de forma integrada com o portal gov.br, permitindo ao usuário realizar o registro utilizando a mesma conta.

Além disso, é possível indicar pessoas de confiança que terão a possibilidade de efetuar o bloqueio da linha em caso de roubo ou furto.

Como funciona o sistema Celular Seguro?

Para usufruir das vantagens proporcionadas pelo Celular Seguro, é necessário realizar um breve cadastro. A plataforma é bastante intuitiva e pode ser acessada tanto pelo navegador quanto pelos aplicativos para Android e iOS (iPhone).

Siga um passo a passo simplificado para cadastro e utilização:

  • Primeiro, acesse o site do serviço Celular Seguro clicando aqui, ou entre através do aplicativo de celular;
  • Faça o login utilizando a conta do portal gov.br. Caso ainda não tenha uma conta, crie uma;
  • Após o login, você verá uma tela com três opções: cadastro de telefone, indicação de pessoas de confiança e registro de ocorrências;
  • A opção “Registrar telefone” requer o preenchimento de informações como marca e modelo do aparelho, número da operadora e de série, além de outras informações pertinentes. Após fornecer essas informações, clique em cadastrar;
Basta cadastrar seu aparelho no site do serviço
Créditos: Captura de tela
Basta cadastrar seu aparelho no site do serviço
  • Para indicar uma Pessoa de Confiança, retorne à tela inicial e selecione a opção correspondente. Forneça os dados solicitados e clique em cadastrar;
  • No caso de ocorrências de roubo ou furto, acesse a opção “Registrar Ocorrência” na tela inicial através da sua conta em qualquer outro aparelho, e siga as instruções.

O sistema é realmente seguro para utilizar?

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além de instituições financeiras e entidades privadas.

O sistema cria uma barreira para os criminosos, visto que um aparelho bloqueado perde grande parte de seu valor de mercado.

Assim sendo, o Celular Seguro é um verdadeiro aliado da população, que passa a contar com uma ferramenta eficaz para se proteger dos efeitos de roubos e furtos de celulares.