Internauta diz que Abaporu ‘não é arte’ e Twitter entra em guerra

Obviamente, o comentário polêmico gerou um intenso debate na web

Na tarde desta quinta-feira, 25, algo inusitado tomou conta do Twitter e acabou levando o ‘Abaporu’, tela famosa de Tarsila do Amaral para os assuntos mais comentados da rede social. Isso porque um internauta resolveu postar uma foto da obra e dizer que ela ‘não é arte’.

Internauta diz que Abaporu ‘não é arte’ e Twitter entra em guerra
Créditos: Reprodução/Twitter
Internauta diz que Abaporu ‘não é arte’ e Twitter entra em guerra

“Imagina chamar isso aqui de obra de arte”, escreveu o internauta, que na rede social se denomina João e diz ser perito em obras de arte.

Obviamente, o comentário polêmico gerou um intenso debate. Diversos internautas concordaram com a crítica, mas muitos outros mais se indignaram com a afirmação, no mínimo ousada.

“Finalmente alguém falando a realidade, feio demais, desculpa Tarsila”, respondeu uma internauta.

“1. Arte não é só o que vc acha bonitinho 2. Estuda um pouco sobre o movimento modernista e antropofagia pra mandar uma dessa”, rebateu outro.

“Uma elite de endinheirados, bem relacionados na política e mídia que sem talento pra criar algo genuíno resolveram forçar uma barra se apropriando da cultura nacional e forçando seus poemas e desenhos toscos mesclando no modernismo europeu. O talento deles era relações públicas”, protestou outro internauta.

“Tarsila do Amaral deve estar radiante vendo que o Abaporu continua sendo icônico a ponto de virar assunto em 2021, a ideia do quadro é essa mesma, provocar o questionamento sobre o que é arte ou não, parabéns, você caiu na ideia da Tarsila kkkkkkkk”, apontou outro

Veja mais repercussões:

Sobre Abaporu

Abaporu é uma pintura histórica do modernismo brasileiro, considerada uma obra-prima de Tarsila do Amaral. A tela foi pintada a óleo em 1928 para como presente de aniversário para seu, então, marido, o escritor Oswald de Andrade.

O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa “homem que come gente” (canibal ou antropófago). O título da tela é resultado de uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).

Abaporu é a tela brasileira mais valorizada no mercado mundial das artes, com valor estimado de US$ 40 milhões, sendo comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini por US$ 2,5 milhões, em 1995, em um leilão realizado na Christies. Criador do Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA), Costantini doou sua coleção para o museu, incluindo a Abaporu.