Luisa Mell detona Cláudia Ohana por devolver cachorros adotados
'Tenha responsabilidade nas suas ações quando elas envolvem seres que tem sentimentos", disparou a ativista
A ativista pelo direitos dos animais, Luisa Mell usou suas redes sociais, nesta segunda-feira, 20, para criticar a atriz Cláudia Ohana que devolveu dois cachorros adotados há alguns meses. Thor e Tigrão foram acolhidos pela artista em dezembro do ano passado na ONG de proteção animal chamada ‘Projeto Toca do Bicho‘.
Luisa Mel primeiro demonstrou compreensão com o trabalho que filhotes podem dar aos seus tutores. “Claudia, eu sei exatamente o que é ter uma casa destruída por um filhote. Sei que não é fácil, nem agradável”, mas em seguida disparou: “Mas não é comparável a dor de ser abandonado. ‘Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas’ ou tenha responsabilidade nas suas ações quando elas envolvem seres que tem sentimentos!”.
“Muitas pessoas me escreveram para eu me posicionar sobre a polêmica envolvendo a atriz Claudia Ohana e a ONG Toca dos Bichos. Para quem não sabe, ela adotou dois filhotes em dezembro e devolveu, quando começou a pandemia, porque eles estavam destruindo sua sala. Infelizmente este caso não é único. Só neste ano, 50 animais foram devolvidos para o meu instituto. ‘Ele cresceu muito,’ ‘Ele destruiu muitas coisas’, ‘Meu novo namorado não gosta de cães’, ‘Estou sem tempo, são algumas das desculpas que tenho o desprazer de escutar”, afirmou Luisa Mell.
A ONG Toca do Bicho divulgou áudios enviados pela atriz Cláudia Ohana antes da devolução dos animais.
De acordo com a ativista, “o pior mesmo é ver o sofrimentos dos animais que são devolvidos. Alguns choram dia e noite sem parar. Alguns adoecem de tanta tristeza. Muitos que são adotados filhotes e devolvidos adultos, nunca mais tem uma nova chance, como é o caso do Lucas que está abraçado comigo na foto. Ele foi devolvido porque cresceu demais. Animais resgatados por ONGs normalmente já sofreram muito. Nós fazemos um tratamento psicológico com muitos. Vocês tem ideia do quanto é devastador para eles serem devolvidos? Claudia, eu sei exatamente o que é ter uma casa destruída por um filhote. Sei que não é fácil, nem agradável. Mas não é comparável a dor de ser abandonado. ‘Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas’, terminou Luisa Mell.
A ONG Projeto Toca do Bicho informa que, no momento, cuida de mais de 150 animais resgatados de situações de maus-tratos em Itaboraí, Rio de Janeiro, e pede ajuda por meio de uma vaquinha virtual. (Ajude aqui).
Adoção precisa ser consciente
Animais são seres sencientes, ou seja, sentem emoções tão complexas quanto às nossas, como, medo, depressão e angústia. O abandono é algo que pode gerar traumas futuros. Por isso, antes de adotar um animalzinho, é preciso estar seguro de suas condições emocionais e financeiras e checar se todos seus familiares estão de acordo.
O abandono é crime e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Se houver morte do animal a pena é aumentada em um sexto a um terço.
Apesar disso, vale dizer que, no caso de Claudia Ohana, não houve abandono, já que ela entregou os cães ao antigo abrigo.
Se você está pensando em adotar, leia a matéria abaixo e saiba se está preparado: