Mulheres pretas no topo: Jojo Todynho e Thelminha são as grandes campeãs em 2020
Em um ano marcado por casos extremos de racismo no Brasil e no mundo, sem contar a pandemia, duas mulheres pretas conseguiram ser um raio de luz numa época sombria e foram protagonistas em 2020. Jojo Todynho e Thelminha vencerem os dois realities shows mais populares da TV brasileira –“A Fazenda” e “BBB”, respectivamente.
A cantora e a médica conquistaram o apoio do público em programas que o racismo e discriminação racial ainda são considerados tabus na TV brasileira.
Elas escancaram como a sociedade brasileira é racista e preconceituosa. Mostra que não existe “racismo reverso”.
- Mulher nega pagar serviço adiantado e sofre injúria racial
- BBB 23: Equipe de Sarah Aline expõe comentários racistas
- Jogador de basquete brasileiro é vítima de racismo na Espanha
- Vídeo mostra motoboy sendo vítima de ataque racista de cliente no Acre
A vitória dessas duas melheres pretas e empoderadas vai multo além do lado financeiro. O prêmio em questão é simbólico neste caso.
Jojo Todynho e Thelminha mostraram que ainda há esperança para uma sociedade com mais igualdade e respeito.
Racismo é crime. Denuncie!
Episódios de racismo, infelizmente, ainda são muito comuns no Brasil. Uma forma de conter o avanço do racismo é sempre denunciar o agressor. Afinal, racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Saiba mais no link abaixo: