‘O Mundo Depois de Nós’: explicação do final do filme da Netflix
Conheça o filme recém-lançado da Netflix que dividiu opiniões entre os assinantes
O filme “O Mundo Depois de Nós” foi lançado na Netflix no dia 8 de dezembro, liderando o top 10 dos filmes mais assistidos da plataforma logo em seguida.
A direção e o roteiro ficaram por conta de Sam Esmail, enquanto a produção tem Barack e Michelle Obama e outros nomes. O longa traz grandes estrelas no elenco, como Julia Roberts, Ethan Hawke, Mahershala Ali e Kevin Bacon.
Conheça o suspense que deixou o público intrigado
O filme “O Mundo Depois de Nós” é baseado no livro “Leave The World Behind”, do americano Rumaan Alam, publicado no Brasil pela editora Intrínseca neste ano.
- 43 filmes e séries chegam na Netflix em junho; confira!
- 4 filmes de sucesso saem da Netflix em maio e você ainda não viu
- Mais de 20 filmes e séries entram em maio na Netflix; veja a lista
- Novos filmes e séries chegam à Netflix, Max e Prime Video nesta semana
O longa é um suspense bem elaborado, dividido em cinco partes, envolvendo duas famílias que se refugiam em uma casa luxuosa, após um ataque cibernético, gerando um colapso social no mundo inteiro.
A trama traz uma crítica muito forte em relação ao racismo velado, individualismo, vício digital, desinformação e, principalmente, à falta de comunicação entre os familiares, pois cada um encontra-se em seu mundo, fugindo da realidade. Até que, após todo o sinal de internet e as transmissões TV e rádio saírem do ar, se veem obrigados a interagir entre si e com uma família desconhecida.
O filme ainda faz alusão à pandemia da covid-19, com um “novo mundo” assustando tudo e todos, com a falta de informação, comunicação, sem acesso à internet, medicamentos ou hospital de emergência, principalmente quando o filho mais velho do casal fica doente e ninguém consegue descobrir a causa.
O medo e a desconfiança dominam Amanda (Julia Roberts), matriarca da família, que em um momento de crise, apenas liga o modo sobrevivência para tentar proteger seus filhos. Entretanto, em um caminho sem volta, as famílias acabam se juntando para enfrentarem a batalha juntos, criando um vínculo.
Detalhes que passaram despercebidos
[O artigo possui spoiler do filme a seguir!]
Os personagens surgem em uma sequência de acontecimentos pra lá de estranha, como quando um navio encalha na praia, a invasão de cervos no jardim, e até uma mulher no meio da estrada deserta que fala espanhol aceleradamente com Clay (Ethan Hawke), que não consegue entender nada.
São esses detalhes do filme que conseguiram entreter e prender a atenção do telespectador, que acabou ficando ainda mais confuso.
O jogo de câmeras com ângulos de várias maneiras, o audiovisual, a música, também complementam parte do enredo, servindo de apoio para o esclarecimento dos acontecimentos e despertando questionamento, mostrando que existe algo errado ali.
Diferente de sua família, Rose (Farrah Mackenzie) parece ter se adaptado rapidamente às mudanças, pois ela foi a única a enxergar diversos sinais e alertar a família, mas acabou não sendo ouvida. Desde os cervos que ela viu e a casa com bunker que encontrou, porém o irmão não deu ouvidos.
No final, aparentemente, ela foi a primeira a conseguir achar o bunker para se salvar. Conseguindo, enfim, assistir ao final da sitcom que tanto queria e sair da confusão que estava vivendo.
Explicando o final inusitado de “O Mundo Depois de Nós”
O final do filme dividiu opiniões nas redes sociais. Enquanto alguns usuários acharam interessante, outros se decepcionaram.
O desfecho pode acabar em diferentes interpretações. Mas, segundo Rumaan Alamo, autor do livro e produtor-executivo do longa, o trecho em que Rose assiste ao último episódio da série “Friends“ não passou de um lembrete de que a arte salva.
Durante a trama, Rose tentou descobrir o final do seriado, pois para ela era importante saber que após 10 temporadas todos os personagens ficariam bem. O sorriso final da protagonista deixa isso muito claro.
Outras dúvidas restaram para o público: afinal, as famílias se reencontraram? O filho mais velho de Amanda e Clay se curou da doença?
Para a Variety, o autor disse ainda que o final em aberto foi proposital, pois um desfecho otimista seria insatisfatório.
“Você, como espectador, pode dizer: ‘Oh, eles não vão conseguir’. Mas tenho essa visão do G.H. como muito competente e sinto que ele resolveu todos os problemas. Mas não sei o que vai acontecer com Archie [Charlie Evans, filho de Amanda]. A verdade é que não sei. Isso é algo que ouvi muito Sam [diretor do filme] dizer, que ele também não sabe. Mas isso é aberto o suficiente para se tornar algo possuído pelo seu público […] Isso não seria tão insatisfatório? É um filme que respeita você como espectador o suficiente para não oferecer isso”, explicou.
Já no livro, o final é bem diferente, pois Rose volta para casa para avisar sobre sua descoberta. Nas páginas, o autor ainda descreve que os Thornes tentaram voltar para Nova York. Porém, eles não conseguem e acabam vivendo em um acampamento do exército, onde a matriarca da família morre vítima de um câncer.