‘Que Horas Ela Volta’ representará o Brasil na disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
“Que Horas Ela Volta” foi escolhido o representante do Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2016. Dirigido por Anna Muylaert, o longa superou outras 7 produções para ficar com a vaga (veja a lista completa aqui).
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 10, pelo coordenador-geral de Articulação, Formulação e Difusão da Secretaria de Audiovisual do MinC, Lula Oliveira, representante do ministro da Cultura, Juca Ferreira – no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada por uma comissão especial do MinC.
A produção passará agora pela avaliação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que selecionará 9 produções estrangeiras, considerando os pré-indicados. Desse grupo, saem os 5 finalistas. O vencedor é anunciado no dia da festa do Oscar (ainda não definido) em Hollywood, Estados Unidos.
Trama social
O filme apresenta um embate de gerações em um Brasil atual. Na trama, a pernambucana Val (interpretada por Regina Casé) é uma empregada doméstica na casa de uma família de classe alta na região do Morumbi. Ela deixou sua filha Jéssica (Camila Márdila) para trás para trabalhar em São Paulo. Treze anos depois, a jovem vem ao encontro dela para poder prestar vestibular. Ao chegar na capital paulista, a garota mexe profundamente com a estabilidade da casa.
“Que Horas Ela Volta” é um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de 2015. Ganhou no prestigiado Festival de Sundance deste ano um prêmio especial do júri pelas atuações de Casé e Márdila. No Festival de Berlim, levou o prêmio da mostra Panorama. Atualmente em cartaz em diversos países, o longa ganhou quatro estrelas no “The Guardian” e teve as atuações do filme classificadas como “maravilhosas” pela “Hollywood Reporter”.
Para saber sobre salas de exibição, basta acompanhar a página do filme no Facebook.