Últimas notícias:

Loading...

Vídeo mostra momento em que estrela é sugada por buraco negro; assista

Fenômeno foi o mais próximo da Terra já registrado: a 215 milhões de anos-luz

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Astrônomos conseguiram capturar o exato momento em que uma estrela foi devorada por um buraco negro supermassivo. As imagens, com uma riqueza de detalhes sem precedentes, foram feitas por telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) em Garching, na Alemanha.

A estrela, com uma massa equivalente à do nosso Sol, passou muito perto do buraco negro supermassivo, com massa um milhão de vezes maior. Quando isso acontece, a extrema atração gravitacional dele a fragmenta em finos fluxos de material, em um processo conhecido como “espaguetização”.

buraco negro
Crédito: M. Kornmesser/ESOConcepção artística mostra estrela (em primeiro plano) sendo ‘espaguetificada’ enquanto é engolida por um buraco negro supermassivo

O termo “espaguetificação” não é uma metáfora: um buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar dela. Qualquer objeto que entra em um deles é esmagado até parecer um espaguete, por causa do chamado “evento de ruptura de maré”, explicam os cientistas.

A descoberta foi publicada nesta quarta-feira, 14,  no periódico acadêmico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Segundo os astrônomos do ESO, o evento foi o mais próximo da Terra já registrado: a 215 milhões de anos-luz do nosso planeta.

“A ideia de um buraco negro ‘sugando’ uma estrela próxima parece ficção científica. Mas isso é exatamente o que acontece em um evento de perturbação da maré”, disse Matt Nicholl, professor e pesquisador da Royal Astronomical Society na Universidade de Birmingham, Reino Unido, e o principal autor do estudo.

Compartilhe: