Sexo sem tabu

A Catraca Livre fez uma série especial de vídeos para desmistificar alguns temas relacionados às relações sexuais e ao prazer

Saúde sexual de LGBTs, sexo após 60 anos, BDSM, sexo e maternidade, brinquedos eróticos e prazer sexual das mulheres. Por que alguns temas relacionados ao sexo ainda são tabus? Para discutir essas questões, a Catraca Livre fez uma série especial de vídeos a partir de entrevistas com quem entende do assunto. Confira!

Saúde sexual de LGBTs

A saúde sexual de LGBTs ainda é pouco discutida quando falamos sobre sexo, além de vir carregada de preconceitos devido à orientação dessas pessoas. Conversamos com a médica da família e comunidade, Thaís Machado, e o fundador da Casa 1, Iran Giusti.

A intenção do papo foi desmistificar o cuidado com saúde de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. É possível se proteger e manter uma vida saudável em poucos passos através de ações que já estão em andamento pelo SUS. No entanto, os entrevistados também sinalizaram o quanto é precária a forma como o Ministério da Saúde demonstra ou oferece os serviços através de campanhas pouco efetivas.

Assista:

Sexo 60+

O preconceito generalizado considera pessoas mais velhas como assexuadas. Nada mais errado! Embora haja um profundo tabu com relação ao sexo na maturidade, o tesão existe, sim, depois dos 60, e o grau de satisfação pode ser ainda maior que aos 20. Conversamos com a Rita Cadillac que, aos 64 anos, diz estar vivendo sua plenitude sexual.

Confira no vídeo:

BDSM

Preferência de alguns e prática impensável para outros. O fetiche que transforma mulheres e homens em dominadores e submissos envolve, além da troca erótica, regras claras de conduta. Não se trata de tortura ou perversão sexual, mas sim a realização de desejos e fantasias de forma consensual.

Estivemos em uma casa de BDSM para desvendar o que está por trás destas quatro letras e entender este universo cercado por tabus, dor e prazer.

Veja o vídeo e entenda a prática:

Sexo e maternidade

A chegada de uma criança muda a rotina da família. Mas e nas relações sexuais? Como os pais lidam com essa nova fase? A criadora de conteúdos e empresária Ana Paula Xongani contou à Catraca Livre que transou até um dia antes do parto de sua filha de 4 anos e ainda falou sobre suas experiências de sexo depois da maternidade.

Assista:

Prazer das minas

A sexualidade e o prazer feminino ainda hoje são assuntos pouco discutidos na sociedade. Isso faz com que muitas mulheres não conheçam o próprio corpo e as melhores formas de estimulá-lo. A escritora e editora Thaís Mayume Higa conversou com a gente sobre os tabus envolvendo a sexualidade das minas e contou suas histórias mais inusitadas sobre sexo.

Confira abaixo:

Brinquedos eróticos

Masturbar-se é uma forma de conhecer o corpo e descobrir o que dá mais prazer. Algo tão natural entre os homens e que, os poucos, tem deixado de ser tabu entre as mulheres.

Batemos um papo com a educadora sexual Clariana Leal, dona de uma sex shop voltada ao prazer feminino. Ela mostra uma variedade de acessórios eróticos — vibradores, plugs anais e sugador de clitóris — que levam ao fantástico mundo do orgasmo, além de explicar como surgiu o primeiro vibrador no século XIX.

Deixe a vergonha de lado e dê o play:

Reportagem:

Heloisa Aun
Léo de França
Silvia Melo
Patrícia Gonçalves

Vídeos:

Allan Hipólito
Alessandra Petraglia
Gabriel Nogueira
Nathalie Provoste

Edição:

Paula Lago