Como tirar acne, rugas e manchas? A casca da banana pode ajudar

Confira ainda uma receita para reduzir linhas de expressão e marcas de cicatrizes

18/08/2018 22:47 / Atualizado em 05/05/2020 11:21

A casca de banana é o tipo de descarte que dificilmente atribuímos novas funções, sendo o mais normal jogá-la no lixo orgânico sem imaginar utilidades possíveis para ela. E se você descobrisse que ela pode ser uma super amiga na hora dos cuidados da pele?

Usados há séculos por diferentes povos do mundo, tratamentos à base de casca de banana são famosos por combaterem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Suas propriedades adstringentes ricas em vitaminas e minerais ainda ajudam na redução e prevenção da acne, além de promover a manutenção da elasticidade.

Com quase 75% de água, além de potássio, zinco, ferro e selênio, a banana pode ser uma aliada na hora de manter a hidratação, enquanto suas funções antioxidantes auxiliam na eliminação de células velhas sem deixar a pele com aspecto de descamação.

Se você estiver com olheiras ou espinhas, por exemplo, pegue um pedaço de casca de banana e deixe a face interna repousando sobre a área inflamada por 20 minutos, repetindo o processo mais uma vez durante o dia. A fruta ajuda no desinchaço e ainda evita que a pele escureça durante a cicatrização.

Vale lembrar que só devem ser usadas cascas frescas, pois, assim que a banana é descascada, a pele da fruta começa a oxidar e escurecer, perdendo parte de suas propriedades benéficas.

Os benefícios da casca de banana para a pele são aproveitados há séculos em tratamentos de beleza
Os benefícios da casca de banana para a pele são aproveitados há séculos em tratamentos de beleza - iStock | pavelrodimov | liudmylasupynska

A casca de banana também trata verrugas e nevos, pois conta com agentes que promovem o desgaste e a limpeza das elevações sobre a pele.

Assim como no caso das espinhas, após uma boa assepsia da região, coloque um pedaço da casca de banana sobre a verruguinha e prenda com um esparadrapo. Passe toda a noite de sono com a compressa e, quando acordar, lave a área e aplique protetor solar para não ocorrerem escurecimentos.

Esse método deve ser feito diariamente durante algumas semanas para obter bons resultados e pode ser utilizado também para aliviar picadas de mosquitos ou irritações e vermelhidões na pele.

Marcas de expressão e verrugas podem ser amenizadas com a casca de banana
Marcas de expressão e verrugas podem ser amenizadas com a casca de banana - iStock | voyagerix

Seus antioxidantes, associados a todos os nutrientes contidos nela, fazem da casca da banana um anti-idade, ou seja, um rejuvenescedor. Fala sério: quem não sonha em reduzir rugas e linhas de expressão sem gastar muito?

Assim como nos casos anteriores, o tratamento acontece por meio do contato da casca fresca com a pele. Pegue um pedacinho e massageie nas áreas desejas por 3 minutos, todos os dias, sempre no período da noite. Depois, pare de esfregar a casca e aguarde mais 10 minutos até a superfície secar completamente.

A região tratada não deve ser lavada após o procedimento e necessita receber uma camada de creme firmador para potencializar a ação da fruta.

Que tal investir em uma máscara facial caseira com a casca da banana para descobrir na prática os benefícios do seu uso nos cuidados da pele?

Com uma faca ou colher, raspe apenas a camada “molhinha” de dentro da casca fresca, tento como resultado uma massa amarelada.

Misture a pasta à clara de um ovo e, se quiser potencializar a hidratação, acrescente uma colher de sopa de mel ou óleo de coco. Em seguida, aplique em todo o rosto e, após 20 minutos, enxágue bem com água fria, passando um pouco de soro fisiológico para finalizar o tratamento.

Faça o procedimento uma vez por semana, sempre no período da noite, para não correr riscos de queimar a pele no Sol.

A mesma receitinha pode ser usada em cicatrizes e nas áreas do rosto onde os poros costumam estar mais abertos, como testa, nariz, bochechas e outras regiões mais suscetíveis ao aparecimento de cravos e espinhas.