Os sapatos retangulares de Vaclavek
Estes sapatos retangulares criados pela estudante de design Maria Nina Vaclavek brincam com o contraste entre as formas geométricas e as curvas inerentes a anatomia humana.
De acordo com a estudante a inspiração para a peça veio dos primeiros calçados de couro primitivo, criados por homens nos tempos pré-históricos. “Esses sapatos utilizados como forma de se proteger contra o frio e contra escoriações, serviram como base para o meu projeto “, conta Maria. “Procurei, portanto, priorizar o método de fabricação e não o aspecto visual do sapato”, finaliza.
- Vai viajar em maio? 5 destinos quentes no Brasil para fugir do outono
- Se você acha que Porto Seguro é só praia, está perdendo muito; Confira
- Virada Sustentável 2024: confira os destaques da programação
- Mães atípicas debatem políticas públicas em seminário
Para criar o sapato, Maria envolveu um pedaço de couro vegetal molhado em torno de uma plataforma fixa, enquanto pés serviam como molde. Quando seco, o couro tornou-se rígido, dando a forma sólida aos sapatos. “O contraste intencional foi feito pela contradição da silhueta geométrica e a forma orgânica suave dos pés humanos”, afirma Vaclavek. Uma abertura retangular restrita na parte em que ficam os dedos e o calcanhar ainda permitem que partes dos pés fiquem expostas.
Um largo solado preto se estende do começo ao fim do sapato, criando um belo contraste com o castanho dourado do couro que cobre toda a sua superfície. “Os sapatos retangulares são tão confortáveis como qualquer sapato de salto”, afirmou Maria . “Apesar de terem o calcanhar aberto, eles não funcionam como um chinelo, pois possuem proporções exatas que se ajustam aos pés”.
Vaclavek desenhou os sapatos enquanto estudava na University of West Bohemia em Pilsen, na República Tcheca. Com ele a estudante ganhou o Design Award Talent 2013, primeiro prêmio de sua carreira.
Via feeldesain.com