Arraiás pelo Brasil: conheça os pratos típicos das festas juninas regionais

Vem fazer um tour gastronômico pelas receitas de cada região do país!

Em parceria com CyberCook
02/06/2021 16:17

O Brasil é um país de proporções continentais que ao longo de sua história sempre foi muito receptivo aos imigrantes do mundo todo, o que nos proporciona uma cultura riquíssima. Isso tudo reflete na nossa culinária, onde as influências europeias se mesclam com os preparos nativos daqui e cria experiências gastronômicas completamente distintas em cada região do país. Por isso, nesse mês de festa junina, vamos trazer alguns pratos típicos de cada região, para provar um pouco dessa deliciosa diversidade que nosso país nos proporciona.

Boa leitura!

Viaje pelas 5 regiões

Em tempos em que viajar ainda não é algo viável, experimentar pratos de todas as regiões do Brasil sem sair de casa pode ser uma experiência muito estimulante.

Hoje em dia já é possível encontrar ingredientes do país todo, uns com mais facilidade outros com menos, mas o fato é que dá pra fazer um legítimo pirão baiano, mesmo morando no sul, ou fazer um pinhão cozido mesmo morando no centro-oeste e por aí vai.

Confira as receitas de cada região que separamos para você viajar esse Brasilzão por meio da culinária típica:

Arroz de CuxáNordeste

Arroz nordestino com sabor bem forte da região, com toda picância da pimenta e gosto marcante do gergelim.

O molho de mostarda com os camarões é um show à parte. Fica semelhante a um risoto de frutos do mar, mas com todo o sabor típico do nordeste.

Experimente fazer essa delícia e nos conte o que achou!

 

TacacáNorte

O tacacá nortista é um patrimônio da região, e até tema de música da banda Paraense Calypso.

E não é para menos, pois o consumo do tacacá faz parte da alimentação básica nos estados do norte. O tacacá é um caldo bem encorpado, com vários sabores agregados.

O tucupi e jambu são nativos da floresta amazônica, e talvez não sejam tão simples de encontrar nos outros estados, mas eles fazem diferença nesse preparo, pois trazem os sabores característicos da região. Então, vale a pena o esforço para preparar um legítimo tacacá.

Sopa ParaguaiaCentro Oeste

A sopa paraguaia é um prato bastante consumido no centro-oeste brasileiro e é à base de milho.

Na verdade, não se parece muito com uma sopa, e lembra mais uma polenta, porém, com bastante queijo, ovos e temperos variados que trazem um sabor único para essa delícia.

Esse é um preparo bem simples de fazer, com ingredientes que são fáceis de encontrar em todos os estados, então, pode fazer parte do seu arraial independente de onde for.

Não erramos a foto, não! A sopa paraguaia não se parece em nada com a sopa que conhecemos
Não erramos a foto, não! A sopa paraguaia não se parece em nada com a sopa que conhecemos - Getty Images/iStockphoto

 

Pinhão Cozido Sul

Festa junina no sul do país tem que ter o pinhão cozido.

Essa semente abundante nos estados do sul, mais predominante no Paraná, é muito consumida por lá, tanto na sua forma cozida, quanto em outras receitas, como a maravilhosa paçoca de pinhão, que faz sucesso nos arraiais por lá.

Vale a pena inserir o pinhão na sua alimentação, principalmente para variar com outras castanhas.

Pinhão cozido
Pinhão cozido - Cassiano Correia/istock

Feijão TropeiroSudeste

Para encerrar o tour gastronômico pelo Brasil, vamos ao sudeste preparar um belo feijão tropeiro.

Essa delícia dispensa apresentações e vale a pena ser feita não só para as festas juninas, mas para qualquer refeição especial que merece um prato incrível para abrilhantar a mesa.

Um delicioso feijão tropeiro feito com ingredientes fáceis de encontrar
Um delicioso feijão tropeiro feito com ingredientes fáceis de encontrar - RHJ/istock

Indo a fundo na cultura Brasileira

É incrível como a culinária brasileira é rica, e aqui separamos apenas uma receita de cada região. Do contrário, o texto ficaria enorme. Se quiser se aprofundar mais, no CyberCook temos uma infinidade de receitas, de praticamente todos os estados do país.

Do Oiapoque ao Chuí, você pode visitar sem sair de casa com os pratos típicos de cada local. Mais do que isso, você pode dividir com a gente a sua receita local, onde quer que esteja, assim vamos enriquecendo nossa infinita lista de possibilidades.

A festa junina é um patrimônio cultural nosso, e tem receitas que parecem que só são possíveis nesta data, então, aproveite que junho chegou e experimente variar a mesa da sua festança, com receitas dos quatro cantos do país. Você terá um arraial ainda mais brasileiro.

Bom apetite e boa festança!