Caldo de mandioca cremoso com um toque especial

Um caldo de mandioca encorpado e saboroso pode ficar ainda melhor usando o tipo certo do tubérculo e os temperos diversos. Confira a receita!

Em parceria com CyberCook
28/10/2021 15:53

Em todo momento cabe um bom caldo de mandioca, mas só vale se for aquele bem encorpado e saboroso. A receita de hoje tem tudo isso e de quebra uma dica ao final para deixar esse prato ainda mais maravilhoso.

Adobe Stock
Adobe Stock - Flavia Novais - stock.adobe.com

As muitas versões de mandioca

Não existe apenas um tipo de mandioca, na verdade, só aqui no Brasil temos mais de 250 variedades catalogadas segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Contudo, nem todas são servem para o consumo, porque algumas espécies contêm uma concentração ácida muito alta que pode ser até venenosa, como a mandioca brava.

Mas calma, não precisa se preocupar, pois esse tipo de mandioca brava não passa nem perto das feiras e quitandas, sendo encontrada apenas em locais específicos.

No dia a dia, usamos a mandioca mansa para os preparos, e só dessa categoria temos 9 variedades, sendo duas catalogadas recentemente pela EMBRAPA.

As principais aplicações das variedades de mandioca na nossa culinária vem através da sua farinha, da fécula (famoso polvilho), da goma que fazem o tacacá, e também cozida, como vamos usar neste maravilhoso caldo.

Receita de caldo de mandioca

Como já iniciamos lá em cima, esse caldo de mandioca só vale a pena se for bem encorpado, por isso aqui na nossa receita vamos caprichar.

Abuse também dos temperos para amarrar todos os sabores variados.

Chega de papo e vamos ao preparo:

Ingredientes:

  • Bacon 200 gramas
  • Carne bovina 1/2 quilo
  • Mandioca 1 quilo
  • Água 1 litro
  • Torresmo 200 gramas
  • Caldo de carne 2 tabletes
  • Alho 3 dentes
  • Cebola 1 unidade
  • Pimenta Calabresa a gosto
  • Tempero completo a gosto
  • Cheiro-verde a gosto

Como fazer caldo de mandioca

Na panela de pressão, frite o bacon, acrescente o alho e a cebola e deixe dourar. Refogue a carne, tempere com a pimenta calabresa, um tablete de caldo de carne e um pouco de tempero. Deixe ela ficar bem douradinha para dar cor ao caldo. Depois cubra a carne com água e deixe cozinhar na pressão até a água secar (de 20 a 30 min dependendo da carne escolhida). Acrescente a mandioca com a água onde ela foi picada, o outro tablete de caldo e se necessário um pouco mais de tempero (a gosto). Mexa bem, espere a água ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 min. Destampe a panela, mexa bem.

Se ficar muito grosso acrescente mais um copo de água. Coloque o cheiro verde, sirva e salpique o torresmo por cima.

Mais receitas de caldo de mandioca:

Caldo de mandioca
Caldo de mandioca com calabresa
Caldo de mandioca com frango
Caldo de mandioca com carne seca

Vaca atolada

Se tem uma coisa que pode melhorar ainda mais esse caldo de mandioca é dar um upgrade fazendo ele virar uma tradicional vaca atolada.

Bom, na verdade, a vaca atolada em si é um pouco diferente, pois requer uma textura mais consistente da mandioca, porém o que queremos propor aqui  é que você tenha a costela bem cozida para servir além do caldo, criando assim uma vaca atolada desconstruída.

Por fim, o nosso intuito é apenas te inspirar, pois o importante é comer bem, e este caldo de mandioca já te entrega muito sabor e cremosidade.

Experimente e nos conte o que achou.

Bom apetite!