Clientes levam sobras de comida e restaurante cria novos pratos
Serão dois dias de evento contra o desperdício de alimentos
Sabe quando você abre a geladeira e não sabe o que fazer com aquele arroz que sobrou do almoço de domingo ou com as frutas que estão bem maduras? Pois nos dias 30 e 31 de agosto, o Restaurante Sem Comida, em São Paulo, vai receber essas sobras de comida e transformá-las em pratos criativos e deliciosos. O chef David Hertz é quem será o responsável.
Para participar, basta acessar o site www.restaurantesemcomida.com.br, se cadastrar, responder à pergunta: “Qual a sua receita secreta para evitar o desperdício de alimentos em sua casa? As 50 melhores respostas recebem o convite para o restaurante em casa.
Durante a refeição, o consumidor poderá conferir detalhes da campanha e receber dicas de receitas e informações de como evitar o desperdício de alimentos.. No lugar da conta, os participantes receberão a receita que o chef usou para “salvar” a comida que poderia parar no lixo.
- Curso gratuito ensina a combater o desperdício de alimentos
- 3 dicas incríveis ara economizar tempo e dinheiro com sua comida
- 5 restaurantes “farm to table” para conhecer pelo mundo
- Flórida tem 9 novos restaurantes com estrela Michelin
A ação faz parte de uma grande campanha para estimular e conscientizar a população sobre a importância de um mundo sem desperdício de alimentos. O evento é fruto de uma parceria entre a Hellmann’s, o Fruta Imperfeita, que faz delivery de cestas de frutas e legumes imperfeitos, e o Flor Gentil, que entrega flores que seriam descartadas para instituições assistenciais.
O movimento contra o desperdício foi planejado depois de uma pesquisa indicar que 61% dos brasileiros assumem descartar alimentos em perfeito estado. Segundo o levantamento, entre os mais desperdiçados estão os perecíveis: saladas (74%), vegetais (73%) e frutas (73%) e frutas (73%).
Desperdícios de alimentos no Brasil
A Organização das Nações Unidas coloca o Brasil na lista dos dez países que mais desperdiçam comida no mundo.
Diante desse cenário, o “Restaurante Sem Comida” também dará início a uma ação em prol do Programa Mundial de Alimentos, que trabalha em mais de 80 países para garantir segurança alimentar e nutricional para populações vulneráveis.
Por meio de dois vídeos no Facebook, as pessoas poderão doar um prato de comida ao programa da ONU. Como? É muito simples, basta assistir a um deles até o final, ou aos dois. Automaticamente, ao final do vídeo, a doação é realizada.
O PMA calcula que servir uma refeição nutritiva para uma criança tem um custo de R$ 1,80. Os recursos arrecadados serão destinados ao fortalecimento do programa brasileiro de alimentação escolar, principalmente por meio da capacitação das merendeiras, com impactos para 43 milhões de crianças e adolescentes.