Danoninho vegano de morango, saudável e rico em proteínas
"À Base de Planta" mostra como é fácil e prático fazer seu próprio iogurte vegano em casa
Eita que esse iogurte vegano de morango é muito parecido com o Danoninho, mas é sem adição de ingredientes estranhos que nem sabemos pronunciar o nome e, de quebra, ainda é super saudável!
A base é de tofu, que é rico em proteínas. Para garantir a qualidade, escolha um orgânico. Daí é só acrescentar morangos congelados, que você pode comprar assim ou congelar em casa, espremer um limão e adoçar a gosto!
Adoro o sabor do açúcar de coco e também dos seus benefícios. Por ser natural, é um ótimo substituto do açúcar refinado, além de ser nutritivo, contendo vitaminas do complexo B, também tem o índice glicêmico mais baixo. Já o melado de cana traz um sabor característico bem interessante à receita, além de ter ferro, cálcio e magnésio, entre outros minerais.
- Praia no Nordeste: 3 opções lindas e econômicas para o verão
- Epic Games divulga lista de jogos gratuitos de fim de ano; confira
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
A receita completinha está abaixo e, se quiser conhecer mais preparações veganas, é só seguir o perfil da À Base de Planta no Instagram!
Ingredientes:
– 1 xícara de tofu (prefira orgânico)
– 2 xícaras de morangos congelados
– 1 limão
– 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
– 1 colher de sopa de açúcar de coco
– 1 colher de sopa de melado de cana
– Água ou leite vegetal para acertar a textura
Modo de preparo:
Esprema o suco de um limão no copo do liquidificador. Quebre o tofu em pedaços com as mãos e também coloque no liquidificador. Coloque o mínimo de água ou leite vegetal para ajudar seu equipamento a bater bem. Em seguida, acrescente os morangos congelados, o açúcar de coco e o melado de cana.
O sabor e a textura podem variar de tofu pra tofu e de morango pra morango. Portanto, sinta a receita. Se ela estiver muito líquida, ponha mais tofu e morangos (daí também será necessário mais açúcar). Se ficar muito rígida, acrescente água ou leite vegetal. Também é possível ajustar o sabor adocicado de acordo com seu paladar, por isso minha recomendação é colocar o açúcar de coco e o melado de cana aos poucos.
Para ajudar o intestino, assim como os iogurtes industrializados prometem, vale acrescentar algum probiótico à receita. Minha adição favorita é a de kombucha de frutas vermelhas.
Ah, quando fizer a receita, não se esqueça de marcar @abasedeplanta no Instagram!