Publicidade

Informar

Coco verde substitui peixe cru em sushi vegano; aprenda a receita

Nigiris sem ingredientes de origem animal surpreendem pela textura e pelo sabor

Por: A Base de Planta | Comunicar erro
...
Publicidade
Crédito: Julia Guglielmetti/@abasedeplantaSushi de coco verde vegano

Oi! Meu nome é Julia Guglielmetti, sou vegana e dona do perfil de receitas À Base de Planta, no Instagram. Esse é meu primeiro post para a Catraca Livre com uma receita de sushi vegano. Sejam bem-vindos! :)

Eu já até posso ouvir os pensamentos raivosos de quem não aceita que se chame carne de coco verde de peixe cru. Mas, calma… Veganos são assim mesmo, rs. Brincadeira, gente! Acontece que quando paramos de comer carne, temos que aprender a desconstruir todas as receitas que já conhecemos! Pode até parecer difícil, mas na verdade é divertidíssimo. Quando, na minha vida de carnista, eu ia imaginar um sushi vegano de coco verde delicioso como esse? Nunca!

vários nigiris de coco verde
Crédito: Julia Guglielmetti/@abasedeplantaQuem diz que esses nigiris são de coco verde?

Me tornar vegana abriu um leque de novos sabores e possibilidades que eu não fazia ideia da existência. Agora, um dos meus prazeres é compartilhar um pouco disso com vocês. Veganos, simpatizantes ou comedores de carne, todos deveriam experimentar essa receita pelo menos uma vez na vida!

Vamos fazer nigiris, que são aqueles sushis com arroz embaixo e sashimi por cima. Você pode até querer fazer sem a alga e sem o wasabi, mas recomendo fortemente que os use pra uma experiência com mais camadas de sabor.

A receita pode parecer complicada, mas garanto que é simples. A parte mais chata é a de abrir e raspar o coco, o resto é facin, facin. Explico tudo abaixo.

Você vai precisar de:

“Sashimis”:

  • 1 coco verde
  • 1 limão ou vinagre
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal

Arroz:

  • 1 xícara de arroz japonês
  • 1 e 1/2 xícara de água

Tempero para o arroz:

  • 1/4 xícara de vinagre de arroz
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal

Finalização:

  • 1 folha de alga nori
  • 1 colher de chá rasa de wasabi
  • Shoyo a gosto para acompanhar
pratos monetados
Crédito: Julia Guglielmetti/@abasedeplantaNo dia dessa foto, eu também fiz maki sushis (esses enroladinhos) recheados com coco verde e hot roll com shimeji

E vai fazer assim:

Arrume um coco verde bem “carnudo”. A dica é comprar no cacho e deixar amadurecer por alguns dias. Senão, vale a pena ir até um vendedor de água de coco e pedir um sem a água. Alguns até abrem pra você. Pra receita dar certo, o coco precisa estar com bastante carne.

Se você comprou no cacho, faça um furo no coco para tirar a água. Se tiver um abridor de cocos, lindo. Se não tiver, pegue uma faquinha com serra, tire a “tampinha” do coco e vá furando o miolo até abrir. Bater uma chave de fenda com martelo também ajuda.

Agora que já bebeu a água do coco, vai precisar parti-lo ao meio. Cada pessoa tem seu método, o meu favorito é tacar ele na rua até rachar! Preciso dizer que a rua não pode ter movimento e nem carros estacionados por perto?

Coco bem carnudo, partido ao meio | Foto: Julia Guglielmetti/@abasedeplanta

É preciso tirar a carne do coco para fazer os “sashimis”. Eu gosto de usar uma faca afiada pequena e com ponta, uma espátula para bolo e uma colher. Você risca a carne do coco com a faca, marcando os tamanhos que quer os filezinhos. Então, vai passando a espátula ou a colher (você vai sentir a necessidade de um ou de outro em cada parte do coco) para descolar a carne da casca cuidadosamente. Alguns dão muito certo, mas outros rasgam e tudo bem. Os que ficarem muito feios, você guarda pro ceviche da receita bônus ao final.

Se ficar um pouquinho da casca, remova facilmente com as mãos. É isso, temos sashimis veganos!

Agora pegue uma tigela pequena e, nela, misture vigorosamente o azeite com o limão e a colher de chá de sal. Mergulhe os sashimis nessa mistura e deixe marinando na geladeira por trinta minutos.

Prepare o tempero do arroz aquecendo o vinagre com o açúcar e o sal em uma panela pequena. Mexa e misture até conseguir um líquido transparente e homogêneo. Costuma ser bem rapidinho. Reserve e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Lave uma xícara de arroz japonês e deixe-o descansando por 20 minutos. Leve ao fogão em uma panela grande com uma xícara e meia de água. Deixe em fogo alto, ao ferver a água, diminua para fogo baixo e tampe a panela parcialmente (deixe uma pequena abertura na lateral para a saída do vapor). Cozinhe o arroz até a água secar. Desligue o fogo, tampe a panela completamente e deixe o arroz abafado por 10 minutos.

Despeje o tempero aos poucos sobre o arroz. Vá misturando e provando até atingir um sabor delicadamente avinagrado de sua preferência. Agora é só deixar o arroz esfriar.

Crédito: Julia Guglielmetti/@abasedeplantaA textura dos nigiris de coco fica igual à dos de peixe | Foto: Julia Guglielmetti/@abasedeplanta

Hora de montar os sushis! Com as mãos, molde os “bolinhos” de arroz. Faça no comprimento e largura dos filezinhos de coco que você tem. O arroz japonês gruda bastante nas mãos. Para facilitar o manejo, use uma tigela com água para umedecer as mãos enquanto trabalha.

Passe uma “sujeirinha” de wasabi por baixo dos pedaços de coco marinados. Não exagere na quantidade, pois o wasabi é superforte. Para ter uma noção, use o equivalente à ponta do grafite de um lápis.

Com uma faca afiada, corte a alga nori em tiras de um centímetro de largura.

Posicione o coco sobre o bolinho de arroz e enrole uma tira de alga ao centro. Deixe a emenda da alga na parte de baixo do sushi. Ajuste o comprimento da tira cortando com uma tesoura. Para prender a alga, use um pingo de água na pontinha.

Pronto! Temos nigiris veganos!

Para comer, use hashis (aqueles palitinhos orientais), mergulhando os nigiris em um potinho com shoyo. Molhe de ponta-cabeça. Dessa forma, o coco recebe o shoyo e não o arroz. Leve a boca também de ponta-cabeça, assim o coco entra em contato diretamente com a língua. Delícia!

RECEITA BÔNUS: CEVICHE VEGANO

Ceviche de coco verde | Foto: Julia Guglielmetti/@abasedeplanta

Quando você estava fazendo os filezinhos de coco, provavelmente rasgou ou cortou errado alguns pedaços. Aproveite essas tiras para fazer um ceviche vegano.

Deixe esses pedacinhos de coco marinando de um dia pro outro na geladeira em uma mistura de azeite, limão, sal (use o que sobrou da marinada anterior), pimenta de cheiro e cebola.

Então, misture com pimentões cortados bem fininhos, cebola rocha também em tiras fininhas e coentro.

Curtiram? Qualquer dúvida é só chamar. Se fizerem a receita, postem no Instagram e marquem o À Base de Planta pra eu ver!

Até mais!

Compartilhe:

Publicidade
Autor: juliagugli

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário juliagugli da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade