Hambúrguer caseiro: como fazer um lanche rápido e saudável
Eu estava realmente com um desejo absurdo de comer hambúrguer. Mas não é qualquer hambúrguer, porque estes industrializados me causam arrepios só de pensar.
Dá só uma olhada na lista de ingredientes de um hambúrguer comercial: Carne bovina, água, gordura bovina, proteína texturizada de soja, gordura vegetal hidrogenada, maltodextrina, sal, condimentos naturais, pimenta, proteína vegetal hidrolisada, regulador de acidez lactato de sódio (INS 325), estabilizante polifosfato de sódio (INS 452i), realçador de sabor glutamato monossódico INS 621, antioxidante eritorbato de sódio (INS 316), corante vermelho de beterraba (INS 162) e aromas naturais.
Também ficou chocado? Pois é…
Fiz uma busca pela internet de como fazer hambúrguer caseiro e descobri que existe uma lista imensa de variedades, com diversos ingredientes, que mesmo não sendo os mais saudáveis, ainda são opções melhores. Testei logo o mais simples e ficou sen-sa-cio-nal! Além de satisfazer minha vontade, eu achei que eles seriam ótimas opções de lanche pós-treino.
Na verdade eu uso ovo na receita, e quando se usa menos de meio quilo de carne, não dá certo. O que era pra dar “liga”, faz ficar com gosto de omelete de carne. A saída é fazer uma grande quantidade. E como é só pra mim, eu já congelo eles individualmente e assim garanto diversas refeições super “fast”. Ao fazer os hambúrgueres, aproveite também e já lave umas folhas de alface e uns tomatinhos. Assim, depois é só grelhar (ou assar) seus hambúrgueres e montar seu lanchinho. No meu ainda coloco queijo.
Gostaram da ideia?
Então coloque já em prática!
Ingredientes
600g de patinho moído
1 ovo
1 cebola grande cortada em cubinhos (pequenos)
3 dentes de alho amassado
Sal ao gosto (não vai exagerar!)
Cebolinha e salsinha picadinhos
Modo de Preparo
Sem mistérios: coloque tudo numa bacia e amasse bastente com a mão, para deixar homogêneo. Faça bolinhas e depois achate-as, para dar forma. Asse ou grelhe.
Tcharãããã! O melhor hambúrguer do mundo.