O que tinha disponível no cardápio do Titanic?
Do luxo à simplicidade: as diferenças gastronômicas entre a primeira e a terceira classe do Titanic surpreendem
A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a morte dos passageiros do submarino Titan, que estava desaparecido desde a última segunda-feira, 19.
Nesta quinta-feira, 22, os destroços encontrados indicaram que a pressão da cabine do submersível sofreu uma perda catastrófica.
Após a viagem dos bilionários, muitas curiosidades começaram a ser levantadas sobre o Titanic, incluindo o cardápio do navio. O cardápio com a última refeição servida a bordo despertou interesse e foi objeto de leilão.
- Black Friday gastronômica: dá para comer bem pagando menos com as promoções, que chegam a até 50% de desconto
- Como é se hospedar no Grand Floridian, o hotel de luxo da Disney
- Dia dos Pais: Parques, passeios e resorts oferecem descontos especiais
- 7 restaurantes e cafés para comer na Avenida Paulista
Cardápio do Titanic
Ao analisar as imagens de arquivo que mostram o que foi servido no navio Titanic, fica evidente que as diferenças entre a primeira classe, onde a personagem Rose estava acomodada, e a terceira classe, onde o personagem Jack dormia, eram muito mais do que apenas as instalações.
Enquanto os passageiros da primeira classe desfrutavam de mais de 13 opções de pratos apenas para o jantar, as classes restantes tinham um cardápio consideravelmente mais limitado.
Primeira classe
Na primeira classe, os passageiros tinham uma ampla variedade de opções gastronômicas à sua disposição. Delícias como uma seleção de queijos, maionese de salmão, camarões suculentos, anchovas norueguesas, sardinhas defumadas, suculento rosbife, irresistível torta de presunto e deliciosa vitela compunham o cardápio.
Além disso, pratos como salsicha bolonhesa, ovos Argenteuil, consomê fermier, frango à la Maryland, salada de ave e suculentas chuletas de cerdo também faziam parte das tentadoras opções disponíveis.
Segunda classe
Os passageiros da segunda classe tinham um cardápio menos sofisticado em comparação à primeira classe. No café da manhã, eram oferecidas frutas frescas, peixe, bacon, salsicha grelhada, batata amassada, presunto, ovos fritos, bolos, marmelada, chá, café, cereais e pão. Para as refeições principais, as opções incluíam tapioca, hadoque cozido, frango ao curry, arroz, cordeiro ao molho de menta, peru, ervilhas e batatas. Quanto às sobremesas, os passageiros tinham à disposição pudim, sorvete, frutas, queijos, biscoitos, geleia e café.
Terceira classe
A terceira classe do Titanic tinha um cardápio bastante limitado em relação às opções de refeições a bordo. No café da manhã, os passageiros tinham à disposição mingau de aveia com leite, arengue defumado, batatas, presunto, ovos, pão fresco com manteiga, chá e café. Nas outras refeições, o cardápio era composto por sopa de arroz, pães, biscoitos, rosbife, milho, batatas cozidas, pudim e frutas. Além disso, pães, queijo e biscoitos também estavam disponíveis para os passageiros.