Série on-line mostra receitas de família narradas por avós do mundo inteiro
Na websérie colaborativa chamada Grandmas Project, jovens diretores do mundo inteiro filmam as suas avós, utilizando-se das receitas favoritas delas para contar a relação e a herança familiar. O projeto foi desenvolvido por Jonas Pariente, produtor e cineasta francês, e financiado via Kickstarter com doações que já atingiram 21 mil dólares.
Os dois primeiros episódios, filmados e lançados em 2015, são Molokheya, de Jonas Pariente, que retrata Suzanne “Nano” Pariente, a avó egípcia do criador do Grandmas Project, e Lait de Poule (Gemada), de Irvin Anneix, com a avó francesa Simone “Mamie Yoda” Anneix.
Em dezembro de 2015, foi lançado o terceiro capítulo da série, o curta-metragem Mehchi (charuto de folha de uva em árabe). Nele, Mathias Mangin, diretor franco-brasileiro, usa uma das receitas de Dona Rosa, sua avó de origem libanesa, para contar a sua relação com o Brasil.
- Os 10 melhores filmes e séries protagonizados por atores LGBTQ+
- 69 novas séries e filmes chegam em julho na Netflix
- Novidades de junho na Netflix: 67 filmes, séries e documentários
- ‘Lunatique’: premiado curta brasileiro para você assistir on-line
O objetivo do Grandmas Project é produzir 30 filmes em diversos países. Cinegrafistas, videomakers e interessados em contar suas histórias em vídeo podem se inscrever pelo site do projeto. Os diretores selecionados devem filmar seguindo três regras. Veja aqui quais são.
Confiram os episódios que já estão no ar:
Os próximos episódios de Grandmas Project serão dirigidos por dois talentos emergentes: Emma Luchini, que ganhou um César Award (Oscar francês) de Melhor Curta-Metragem de 2015, e Mona Achache, diretora de dois filmes que estrearam no Palm Springs International Film Festival.