Verifique se os ovos estão frescos ou velhos: uma maneira simples de saber se um ovo está fresco em 10 segundos, juntamente com dicas para manter os ovos frescos por mais tempo

O teste por flutuação é o método clássico e mais preciso bastando colocar o ovo em um copo de água limpa

01/02/2026 10:06

Você já abriu a geladeira e encontrou ovos que estavam lá há tanto tempo que nem se lembra quando os comprou? Você não quer jogá-los fora mas tem medo de quebrá-los por receio de encontrar um ovo podre. Hoje vamos resumir algumas maneiras fáceis e profissionais de verificar se os ovos são novos ou velhos que você pode fazer em casa sem nenhum equipamento sofisticado.

Coloque os ovos com a ponta para baixo na embalagem ou porta-ovos da geladeira
Coloque os ovos com a ponta para baixo na embalagem ou porta-ovos da geladeiraImagem gerada por inteligência artificial

Quais os três métodos mais precisos de testar ovos?

O teste por flutuação é o método clássico e mais preciso bastando colocar o ovo em um copo de água limpa. Um ovo fresco afundará até o fundo do copo ficando deitado horizontalmente. Ovos mais velhos com 1 a 2 semanas afundarão, mas ficarão em pé com uma extremidade levantada. Ovos muito velhos ou estragados flutuarão na superfície da água porque há muito gás acumulado dentro do ovo.

O segundo método é agitar delicadamente o ovo perto do ouvido escutando atentamente. Se for um ovo fresco, você não ouvirá nada porque a clara ainda está firme e aderida à casca. Mas se for um ovo velho, você ouvirá um som de clique ou ondulações na água porque os espaços de ar em seu interior se expandiram permitindo movimento interno.

O terceiro método envolve quebrar o ovo e observar as características da gema e da clara. Se ao quebrar a gema estiver redonda com bela curvatura e a clara formar camada espessa aderida à gema, o ovo está definitivamente fresco. Mas se ao quebrar a gema estiver achatada e a clara estiver líquida escorrendo pelo prato, significa que o ovo está começando a ficar velho.

Os métodos de verificação incluem:

  • Teste de flutuação mergulhando ovo em água onde fresco afunda e velho flutua
  • Agitar perto do ouvido ouvindo sons de movimento interno indicando idade
  • Observar gema redonda e clara espessa após quebrar indicando frescor
  • Verificar camada pulverulenta na casca que protege ovos frescos de bactérias

A aparência da casca revela a idade do ovo?

Avaliar apenas a aparência limpa da casca pode não ser suficiente sendo necessário observar a camada protetora natural. Ovos recém-postos têm uma camada pulverulenta que sela os poros impedindo a entrada de bactérias e mantendo o ovo fresco por mais tempo. Se você encontrar ovos no mercado com superfície excepcionalmente brilhante (exceto aqueles que foram bem lavados), há grande chance de serem ovos velhos armazenados por muito tempo.

Essa camada protetora se desgasta naturalmente com o tempo deixando a casca mais lisa e brilhante. Produtores comerciais às vezes lavam ovos removendo essa proteção natural então aplicam óleo mineral para compensar. Ovos com casca levemente fosca e textura áspera geralmente são mais frescos que aqueles com casca perfeitamente lisa e brilhante.

Como armazenar ovos para mantê-los frescos por mais tempo?

Coloque os ovos com a ponta para baixo na embalagem ou porta-ovos da geladeira. Isso ajuda a manter a gema centralizada e evita que ela grude na bolsa de ar na extremidade sem corte. Não lave os ovos antes de guardar porque a lavagem danificará a camada protetora natural fazendo com que o produto se estrague mais rapidamente.

Mantenha os ovos em temperatura constante guardando no compartimento normal do refrigerador. Isso é melhor do que colocá-los perto das dobradiças da porta onde a temperatura oscila frequentemente cada vez que você abre a geladeira. As flutuações de temperatura fazem com que o ovo “respire” permitindo entrada de ar e bactérias através dos poros da casca.

As dicas de armazenamento correto incluem:

  • Colocar ovos com ponta para baixo mantendo gema centralizada e protegida
  • Não lavar antes de guardar preservando camada protetora natural da casca
  • Armazenar no compartimento normal da geladeira evitando porta onde temperatura varia
  • Manter em embalagem original ou recipiente fechado protegendo de odores
Coloque os ovos com a ponta para baixo na embalagem ou porta-ovos da geladeira
Coloque os ovos com a ponta para baixo na embalagem ou porta-ovos da geladeiraImagem gerada por inteligência artificial

Por que ovos velhos são problema de saúde?

Saber como verificar se os ovos estão velhos ou frescos não se trata apenas de sabor mas também de saúde e segurança alimentar. Ovos mais velhos acumulam bactérias com mais facilidade especialmente salmonela que pode causar intoxicação alimentar grave. A camada protetora natural se degrada com o tempo permitindo que micro-organismos penetrem através dos poros da casca.

Ovos estragados produzem gás sulfídrico que cria o cheiro característico de ovo podre e pode causar problemas gastrointestinais se consumido. Sempre verifique os ovos antes de cozinhar usando pelo menos um dos métodos descritos. Se houver qualquer dúvida sobre a frescura ou se o ovo flutuar completamente na água, descarte-o imediatamente sem arriscar a saúde.

Quanto tempo os ovos realmente duram na geladeira?

Ovos frescos armazenados corretamente na geladeira podem durar de 3 a 5 semanas mantendo qualidade adequada para consumo. A data de validade impressa na embalagem é geralmente conservadora então ovos podem estar bons alguns dias após essa data se armazenados adequadamente. Use sempre os testes de frescura descritos em vez de confiar apenas na data impressa.

Ovos cozidos duram apenas cerca de uma semana na geladeira porque a cocção remove a camada protetora da casca. Marque ovos cozidos com caneta para não confundir com ovos crus no refrigerador. Para máxima frescura, compre ovos em quantidades menores que você consumirá dentro de 2 a 3 semanas em vez de estocar grandes quantidades que podem estragar.