Site reúne tudo o que é preciso saber sobre as cidades educadoras
Todas as pessoas são capazes de aprender em diferentes lugares, com diferentes pessoas, ao longo de toda a vida. Parte deste princípio o conceito de “Cidades educadoras”, que ganhou força e notoriedade com o movimento das Cidades Educadoras, que teve início em 1990 com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, na Espanha
No Brasil, a Associação Cidade Escola Aprendiz é uma das organizações que desenvolve ações estratégicas para o fortalecimento desta temática no país e acabou de lançar uma plataforma para reunir tudo o que você precisa saber sobre o assunto. (Conheça aqui.)
Voltada para gestores públicos e interessados em geral, a plataforma reúne informações conceituais, um mapa de experiências nacionais e internacionais, um acervo de materiais de referência, além de metodologias.
- Psicoterapia infantil: quando e como buscar ajuda para as crianças?
- 10 coisas sobre pessoas com depressão que você precisa saber
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Bonito: o paraíso no MS que a sua alma aventureira precisa conhecer
O que é uma Cidade Educadora?
Uma Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida de crianças e adultos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Na Cidade Educadora, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como educadores capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.
- Cidade e escola: quanto que uma é extensão da outra?
- Projeto une brincadeira e urbanismo e convida crianças a construirem suas próprias cidades
- Famílias de bicicleta pela cidade: cidadania e a busca por espaços urbanos mais acolhedores à infância
- 7 dicas para uma criança aprender com a cidade onde mora