Neil deGrasse Tyson, de Cosmos, é acusado de estupro por artista
'Ele me drogou quando eu era uma estudante de graduação na Universidade do Texas em Austin em 1984', escreveu a vítima
O físico Neil deGrasse Tyson, conhecido por apresentar a série Cosmos, foi acusado de ter estuprado, nos anos 1980, uma ex-aluna da Universidade do Texas (EUA), Tchiya Amet. Ela usou a hashtag #MeToo (“eu também”), com a qual as vítimas compartilham relatos de assédio sexual, para denunciar o caso.
Segundo Amet, o abuso ocorreu quando ela e deGrasse estudavam juntos. Desde 2014, a artista tem falado sobre o caso nas redes sociais e em seu blog pessoal.
Em outubro, a vítima usou a hashtag para recuperar uma publicação de janeiro de 2016. “Neil deGasse Tyson me drogou quando eu era uma estudante de graduação na Universidade do Texas em Austin em 1984. Minha história de estupro”, disse.
“Eu era uma estudante de astronomia durante o mesmo período que o sr. Tyson estava lá. Meu sonho era me tornar a primeira astronauta negra. Eu fui visitá-lo em seu apartamento como fazia quase todos os dias. Ele era uma espécie de irmão mais velho para mim, ou pelo menos era o que eu pensava”, escreveu no site.
De acordo com a artista, ao chegar no apartamento do físico, ele ofereceu água e ela aceitou. “Eu lembro de recuperar minha consciência momentaneamente e a próxima coisa da qual me lembro é de vê-lo no corredor no dia seguinte”, completou.
- Leia mais: