Globo fala sobre ausência de atores negros em ‘Segundo Sol’
Em nota, a emissora rejeitou a questão racial como critério para a composição do elenco de suas dramaturgias
Depois de ser alvo de várias críticas pela ausência de atores negros no elenco da novela “Segundo Sol”, escrita por João Emanuel Carneiro, a Rede Globo se manifestou sobre o assunto e explicou como faz para selecionar o elenco de suas produções.
Em nota enviada ao portal UOL, a emissora carioca rejeitou a representatividade racial como critério para a composição de suas dramaturgias.
“Os critérios de escalação de uma novela são técnicos e artísticos. A Globo não pauta as escalações de suas obras por cor de pele, mas pela adequação ao perfil do personagem, talento e disponibilidade do elenco. E acredita que esta é a forma mais correta de fazer isso”, pontua a empresa no texto.
[facilite
MIT oferece mais de 200 cursos on-line e totalmente gratuitos
[/facilite]
“Uma história como a de ‘Segundo Sol’, também pelo fato de se passar na Bahia, nos traz muitas oportunidades e, sem dúvida, reflexões sobre diversidade na sociedade, que serão abordados ao longo da novela, que está estruturada em duas fases”.
“As manifestações críticas que vimos até agora estão baseadas sobretudo na divulgação da primeira fase da novela, que se concentra na trama que vai desencadear as demais. Estamos atentos, ouvindo e acompanhando esses comentários, seguros de que ainda temos muita história pela frente!”, afirma a nota.
ENTENDA
A Rede Globo divulgou no último dia 23, a primeira chamada da novela “Segundo Sol”, que substituirá “O Outro Lado do Paraíso” no horário nobre da emissora, e os internautas criticaram as primeiras cenas da trama por mostrar uma “Bahia branca demais”.
Nos comentários da página do Gshow no Facebook, onde o teaser foi liberado, muitas pessoas questionaram se “essa novela é gravada na Europa” por só ter “branco”. “Isso não é Bahia, não”, afirmou um rapaz. “Tô até agora procurando um personagem preto”, escreveu uma mulher.
Até o momento, a emissora não havia se manifestado sobre o assunto.
SEGUNDO SOL
O folhetim escrito por João Emanuel Carneiro, mesmo autor de “A Favorita” e “Avenida Brasil“, é ambientada na Bahia e contará a história de Beto (Emílio Dantas), um dos quatro filhos de Dodô (José de Abreu) e Nana (Arlete Salles), que faz fama como cantor de axé e passa do estrelato ao esquecimento, fato que o obrigará a forjar a própria morte para voltar a fazer sucesso.
Adriana Esteves, Deborah Secco, Giovanna Antonelli e Vladimir Brichta também estão no elenco. Dennis Carvalho é o diretor artístico da trama e Maria de Médicis será responsável pela direção geral.
“Segundo Sol” estreia no dia 14 de maio e tem o deve de manter os bons índices de audiência no horário das 21h da TV Globo, registrados por suas antecessoras “A Força do Querer“, escrita por Glória Perez e “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco.
Leia também: