Doria proibirá motos na pista central da marginal Tietê à noite
A partir do dia 1º, circulação de motociclistas na pista central da Marginal será vetada entre 22h e 5h. Medida visa redução de acidentes
Três meses após o prefeito João Doria (PSDB) aumentar as velocidades das marginais, a gestão anunciou na última quinta-feira, 27, que, a partir do dia 1º de maio, motociclistas estarão proibidos de circular pela pista central da marginal Tietê, entre 22h e 5h. Neste horário, eles poderão transitar apenas pela pista local.
A determinação, segundo a prefeitura, visa “reduzir acidentes e garantir a segurança dos motociclistas, que estão presentes em 80% dos acidentes com vítimas”.
As mortes em números
- Obra do metrô desaba e abre cratera na Marginal Tietê em São Paulo
- Tios atravessam pista para ver sobrinha morta e são atropelados
- Homem sofre acidente de monociclo na Marginal e vai parar na UTI
- Passarela desaba na Marginal Tietê, atinge veículos e deixa 2 feridos
Segundo dados divulgados pela Polícia Militar, os acidentes envolvendo motos corresponderam a 78% dos atendimentos no primeiro trimestre deste ano. Ao todo 288 ocorrências, representando um aumento de 67% com relação ao mesmo período de 2016, quando esse número foi de 172. Sete das oito pessoas que morreram nas marginais neste ano eram motociclistas.
Ainda de acordo com os números oficiais, o total de atendimentos feitos pela PM nas marginais cresceu 56% nos três primeiros meses de 2017 – de 133 no ano passado para 367.
A maior parte desses acidentes aconteceu na Pinheiros (53%), no período da manhã, entre 6h e 12h (40%), nas pistas expressas de ambas as vias (43%) e às sextas-feiras (19%). Com destaque para colisões traseiras (57%).
O trecho mais perigoso está localizado entre as pontes do Jaguaré e da Cidade Universitária da marginal Pinheiros, onde foram registrados 47 acidentes em ambos os sentidos –41 deles envolveram motocicletas. Duas das três mortes ocorridas na via foram registrados nesse local.