Na Austrália, governo cobrirá despesas de parto domiciliar
A partir de apelos da comunidade, o governo australiano lançou um programa de subsídio a partos domiciliares em Canberra, capital do país. A medida será implementada a partir de outubro, e o governo cobrirá todos os custos do parto.
A medida valerá apenas para mulheres com gestações de baixo risco, e que residam a uma distância de até 30 minutos de carro do Hospital de Canberra. Além disso, cada parto será acompanhado por duas parteiras qualificadas.
“Duas parteiras qualificadas estarão presentes em cada nascimento e trabalharão em estreita colaboração com uma equipe, formada também por obstetras e neonatologistas”, disse o ministro da saúde da capital australiana, Simon Corbell, em entrevista ao jornal Canberra Times.
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- Governo lança Desenrola MEI para renegociação de dívida
- Desenrola MEI liberado pelo governo; entenda as regras para participar
- Governo libera oportunidade para MEI negociar dívidas com desconto
A ideia é que a medida funcione, durante os primeiros três anos, em caráter experimental, com a realização de apenas 2 partos por mês.
Atualmente, para fazer um parto domiciliar no país, é preciso contratar uma parteira. “O Governo escutou os apelos da comunidade para fornecer essa alternativa segura e espera que haja um interesse considerável por parte da população”, finalizou Corbell.
Leia também: SP: Projeto de lei quer que parto domiciliar seja custeado pelo SUS
Com informações de Canberra Times.