Conheça o golpe do falso cronograma do FGTS que ataca por email
O governo divulgou nesta terça, dia 14, o cronograma de saques do Fundo de Garantia, mas criminosos estão se aproveitando da ocasião para cometer um golpe por email. As informações são do Olhar Digital.
O golpe funciona na velha tática de “phishing”, incluindo um arquivo malicioso anexado para que a vítima clique. O cronograma é, obviamente, falso, e instala programas que criam falsas telas que rouba os dados bancários do usuário quando ele acessar sua conta pelo computador.
“Os cibercriminosos aproveitam temas de grande interesse do público para aplicar golpes que atuam de maneira massiva, uma vez que os usuários, na ânsia de obter informações sobre o tema, não verificam o remetente, links e arquivos para downloads contidos na mensagem,” disse ao site Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.
- Black Friday da viagem: cuidados essenciais para não cair em golpes e ciladas
- Golpe via SMS mira beneficiários do Bolsa Família; saiba como evitar
- Golpe do Pix na restituição do Imposto de Renda: veja como se proteger
- Golpe do Pix errado; veja como não ser enganado
A dica para se proteger é a mesma: se certificar da procedência de qualquer email antes de clicar em anexos. E sempre redobre a atenção quando o assunto for muito quente, porque é justamente disso que os criminosos se aproveitam.
Não caia nessa, veja aqui dados confiáveis do cronograma e como retirar o dinheiro do seu FGTS.