Créditos: iStock/lucagavagna

Programas de estudo para estrangeiros na Itália

A Itália oferece diversos programas com bolsas de estudo para estudantes estrangeiros que pretendem cursar graduação, pós-graduação MBA no país europeu.

Pelo menos 24 universidades italianas oferecem mais de 130 cursos de pós-graduação e MBA oferecidos por meio do programa Invest Your Talent in Italy. Os cursos abrangem as seguintes áreas: engenharia, altas tecnologias, design, arquitetura, economia, administração, além de direito, moda, medicina, etc. As inscrições devem ser feitas até 28 de fevereiro de 2018.

A Universidade de Bolonha, por exemplo, promove novamente o UNIBO Azioni 1&2, com bolsa de estudos e isenção de taxas para estrangeiros de graduação e pós-graduação. A inscrição para cursos de pós é até 30 de março; ou para graduação ou pós-graduação com ciclo único, até 30 de abril de 2018.

As universidades, no entanto, podem contar com mais de um programa de bolsas. Bolonha também disponibiliza o consórcio universitário ICON (Italian Culture on the Net), que oferece 35 bolsas de estudo aos que não moram na Itália, para cursar o primeiro ano de graduação em língua italiana on-line. As inscrições para esta modalidade vão até 26 de fevereiro.

Selo Facilite

O diretor do setor escolar do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Augusto Bellon, orienta os interessados em bolsas de estudos nas universidades italianas a consultar a página no Facebook e o site do consulado, ou os sites das universidades.

“Ao procurar determinada bolsa, é importante verificar com atenção o edital e os pré-requisitos para a candidatura. Isso possibilita ao interessado que se programe e planeje detalhadamente seu aperfeiçoamento acadêmico no exterior. Afinal, é um investimento pessoal e financeiro”, disse.

Brasileiros podem se inscrever para bolsas de estudo na Espanha