Dicas online de leitura gratuita sobre política

O conteúdo dos sites está disponível gratuitamente para consulta e alguns dos artigos podem ser baixados.

As recentes manifestações que tomaram conta do país – a priori motivadas pelo não aumento da tarifa cobrada por serviços de transporte público – ganharam proporções de escala nacional. Ao mesmo tempo, outras questões sociais afloraram durante os protestos. Para que a população não fique à parte dos debates políticos em andamento, o Catraca Livre reuniu algumas dicas de leituras que podem ajudar a entender o contexto no qual o Brasil está inserido.

A primeira delas é o site Domínio Público. Nele é possível encontrar textos variados como “Estado e Revolução“, de Vladimir Ilitch Lenine e “O Príncipe” – um tipo de”guia” para governantes dominarem a população – de Nicolau Maquiavel, encontrados na categoria “Ciências Políticas”; “Combate ao Racismo“, de Silvio José Albuquerque e Silva, na seção de “Direitos Humanos”; “História do Brasil“, escrita pelo Frei Vicente de Salvador – na categoria “História”; e “As Revoluções do Século XX“, de Nahuel Moreno, em “Sociologia”.

Outras fontes de informação gratuitas e abertas ao público em geral são as bibliotecas digital mantida por universidades como, por exemplo, a USP e Unicamp. Há até mesmo uma que se dedica apenas a notícias de corrupção ao redor do mundo. Ainda se tratando de acervos, o jornal Estadão revelou arquivos mantidos pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), antigo órgão de repressão sustentado pelo governo brasileiro durante o período ditatorial. Outra plataforma que merece destaque é a Biblioteca Feminista e seu conteúdo gratuito que aborda pontos como “Democracia e Participação”, “Legislação” e “Publicações da Articulação de Mulheres Brasileiras”.

Estes são alguns materiais que podem servir de base para sanar dúvidas sobre política e sociedade. Porém, vale ressaltar que a pesquisa sobre tais temas é tão grande quanto sua relevância para a melhoria das condições de vida no país. Informe-se e forme-se.

Por Redação