Nesta quarta-feira, 25, primeiro dia do retorno dos limites maiores nas marginais Tietê e Pinheiros, ao menos três notícias que vinculavam a queda dos acidentes de trânsito em São Paulo à redução de velocidade saíram do ar no site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Durante a tarde, listas com os textos apagados começaram a circular entre os grupos de WhatsApp ligados a ciclistas. De acordo com o Estadão, a gestão de João Doria (PSDB) foi questionada sobre os motivos de as notícias não estarem mais acessível, mas não apresentou justificativas.

Em nota, a Prefeitura informou apenas que "todas as informações objetivas sobre os eventos no trânsito da cidade de São Paulo continuam disponíveis no site da CET".

Dados da CET mostram que as mortes nas marginais Tietê e Pinheiros caíram 54% em 2016

Créditos: wsfurlan / iStock

Dados da CET mostram que as mortes nas marginais Tietê e Pinheiros caíram 54% em 2016

Agora, os textos só podem ser acessados por meio de páginas em cache salvas pelo Google. Uma delas, intitulada "Acidentes com vítimas caem 27% nas marginais após redução da velocidade máxima”, foi publicada em 3 de setembro de 2015. O texto tinha aspas do então prefeito Fernando Haddad (PT). O Google registrou a página no dia 8 de janeiro deste ano.

A outra notícia, "Menor velocidade nas marginas e em vias da Zona Leste de São Paulo tem como objetivo reduzir índice de acidentes e mortes no trânsito", foi publicada em 8 de julho de 2015. O registro do Google para a página é de 30 de dezembro de 2016.

Segundo dados da CET divulgados nesta quarta-feira, dia 25, afirmam que as mortes nas marginais Tietê e Pinheiros caíram 54% no ano de 2016, na comparação com 2015. A queda foi de 46 para 21 ocorrências.

Leia o conteúdo na íntegra aqui.