Entenda como o trabalho voluntário pode valorizar sua carreira
Dedicar algumas horas do seu tempo para uma causa em que acredita não só ajuda a espalhar o bem como também impulsiona sua carreira. Isso porque o voluntariado traz experiências e habilidades que são atualmente muito valorizadas no mercado de trabalho.
Em geral, as pessoas que se dedicam a ser voluntárias são proativas, sabem trabalhar em equipe, prezam pelo bem social e são mais resolutivas frente aos problemas.
Oportunidade de aprender
- Instituto PROA abre 7 mil vagas em curso gratuito em SP
- 5 ações para apoiar pais e mães no ambiente de trabalho
- As 3 profissões mais valorizadas até 2030, segundo estudo; a sua está na lista?
- Conheça 8 profissões lucrativas que não precisam de faculdade
Uma das principais dificuldades no início de carreira é justamente a falta de experiência. Como entrar em um mercado que exige cada vez mais jovens com conhecimento prático? É aí que entra a ideia do serviço voluntário, pois ele pode trazer a experiência tão desejada nesse início de carreira.
Peso no currículo
Na hora de conseguir um emprego, um candidato que tenha participado de alguma iniciativa voluntária tende a se sobressair sobre os demais. Principalmente se a atividade tiver relação com a área dele. Isso mostra que a pessoa realmente ama e é dedicada ao que faz, já que atuou gratuitamente pelo simples prazer e determinação em ajudar.
Portanto, se você realiza ou já realizou algum trabalho voluntário, não deixe de relatar essa experiência em seu currículo e nas entrevistas de emprego. Essa informação pode ser o diferencial que determinará sua contratação.