7 formas como a depressão afeta o seu corpo
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
A depressão afeta o seu corpo. Disso, não existem dúvidas. A gente cresceu aprendendo que essas doenças mentais são uma “frescura”, e que a tristeza que a gente experiencia quando está em depressão “vai passar”. Mas como esse é um distúrbio que afeta diretamente a forma como você se relaciona com as pessoas, e também com si mesma, é óbvio imaginar que o seu corpo sofra com isso.
É por esse motivo que a depressão é considerada uma das doenças mais incapacitantes do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Como isso se traduz no mundo? Simples, como a doença interfere na produtividade e o desempenho das pessoas, ela já causou perdas anuais de 1 trilhão de dólares no mercado mundial. Ou seja, sim, a depressão afeta o bolso de muita gente.
Mas isso ainda pode ficar um pouco distante de você. Afinal, parece um pouco estranho identificar como a depressão afeta o seu corpo, sem saber exatamente o que ela faz, não é mesmo? Pois bem, a gente listou alguns dos sintomas mais comuns para você:
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
1. Distúrbios do sono
Das duas uma: ou você dorme demais e continua sentindo muito sono durante o tempo que está acordada; ou não consegue dormir porque a sua cabeça não desliga dos problemas e preocupações que levaram você ao estado depressivo. Qualquer que seja o caso, a qualidade do seu sono não é boa, porque você não recupera as energias necessárias para a rotina.
2. Problemas no coração
A depressão coloca um peso extra no trabalho do seu coração, o que pode levar a doenças mais sérias no futuro – incluindo ataques cardíacos. Alguns estudos da Universidade de Johns Hopkins concluíram que um em cada cinco pacientes que sofreram um ataque do coração foram diagnosticados com depressão não muito depois do ocorrido. E pessoas que nunca tiveram problemas cardíacos ficam mais propensas a essas questões por causa da doença mental.
3. Dores pelo corpo
Continue lendo aqui: 7 formas como a depressão afeta o seu corpo
- Leia também: