Anticoncepcional de grande marca tem uso proibido pela Anvisa

A Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e uso de 13 lotes do medicamento Gynera (gestodeno + etinilestradiol), anticoncepcional fabricado pela Bayer S.A., por apresentarem resultados que não atendem à legislação sanitária vigente. Medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26/6).

Segundo o site da agência, houve comunicado de recolhimento voluntário da empresa Bayer S.A. informando que os lotes dos medicamentos em questão apresentaram resultados insatisfatórios quanto ao estudo de estabilidade.

Esse estudo mede por quanto tempo o medicamento mantém suas características depois que sai da fábrica. Ou seja, é o que garante que o anticoncepcional tem qualidade e funciona durante o seu período de validade.

Além da suspensão dos lotes da Gynera, a resolução RE 1.698 de 23 de junho de 2017 determina que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

Se você usa o anticoncepcional Gynera, confira na embalagem se o seu medicamento é de um dos lotes suspensos pela Anvisa. Caso seja, entre em contato com o SAC do fabricante para ser orientada sobre a troca.

Os lotes de Gynera que não estão na lista podem ser comercializados e utilizados normalmente.

Confira abaixo os lotes suspensos:

Lotes que não estão na lista podem ser comercializados e utilizados normalmente