As dicas de uma nutricionista para curar a ressaca de fim de ano
Os excessos de comida e álcool podem ser controlados com algumas instruções simples; veja a lista
Durante as comemorações de fim de ano, muitas pessoas abusam da comida e da bebida alcoólica. E todos esses excessos acabam prejudicando o funcionamento do fígado, que é um dos principais órgãos de detoxificação, ou seja, responsável por eliminar toxinas do nosso organismo.
“A ingestão de bebida alcoólica por si só, já aumenta a fome e a procura por alimentos mais calóricos (ricos em gordura e açúcar) em compensação a queda de glicose na corrente sanguínea que é usada para metabolizar o álcool“, afirma a nutricionista Tatiana Marzano.
Segundo a especialista, quando esses danos ocorrem em curto período de tempo, o fígado consegue se regenerar. Mas, para isso, é preciso seguir algumas orientações nutricionais. Abaixo, listamos dicas de Marzano para você garantir o bom funcionamento do seu corpo nesta época do ano:
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
Confira:
- Consumir vegetais crucíferos, como couve, brócolis, rúcula, agrião, repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, acelga, rabanete, nabo ou mostarda;
- Consumir alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como vitamina E (nozes, castanhas), vitamina C (laranja, kiwi, acerola, mexerica), betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, tomate, folhas verde-escuras), selênio (castanha do Pará), manganês (pistache, amêndoa, castanha) e zinco (cereais integrais, carnes magras);
- Nos dias de ressaca, fazer refeições leves (por exemplo, com saladas, grelhados, frutas) para não dificultar a digestão e sobrecarregar os órgãos que trabalham para processar o álcool;
- Não esquecer da ingestão de líquidos, como água, água de coco e alguns chás que podem ajudar no processo de detoxificação, como os chás de dente de leão, erva-doce e hortelã.
*Para preparar o chá, coloque 1 colher de chá da erva em 200ml de água quente e faça infusão por 10 minutos, coe e beba frio ou quente no intervalo das refeições. Evite misturar mais de 3 ervas na preparação do chá, pois o uso de muitas plantas faz com que elas entrem em competição, diminuindo o efeito uma da outra. E faça apenas a quantidade de chá que irá consumir no dia.
- Leia mais: