Brincar com cachorro alivia o estresse por até 10 horas
Um estudo da Universidade Columbia Britânica, do Canadá, confirmou o que o senso comum já desconfiava: brincar com cachorro alivia o estresse. A pesquisa feita com 246 estudantes notou que – após acariciar, conversar e abraçar cães – os alunos tiveram uma redução significativa nos níveis de estresse e dos sentimentos de negatividade.
Os pesquisadores também perceberam que os participantes demonstravam mais felicidade e energia após a sessão com os cachorros, em comparação com um grupo de estudantes que não tiveram contato com os peludos.
“Os resultados foram notáveis”, disse Stanley Coren, co-autor do estudo. “Descobrimos que, mesmo 10 horas depois, os alunos ainda relataram emoção ligeiramente menos negativa, sentindo-se mais apoiados e sentindo menos estressado, em comparação com os alunos que não participaram da sessão de terapia com cães”.
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
Embora pesquisas anteriores sugerissem que as estudantes do sexo feminino se beneficiam mais das sessões com cães do que os estudantes do sexo masculino, os pesquisadores descobriram que os benefícios eram igualmente distribuídos em ambos os sexos neste estudo.
Diante do resultado, os pesquisadores concluíram que as universidades deveriam ser encorajadas a oferecer esse tipo de terapia a seus alunos em períodos de aumento do estresse, como semanas de provas, por exemplo.
Confira o vídeo do estudo:
Leia também: