Casos de AVC aumentam entre pessoas com menos de 45 anos
Um estudo realizado em Joinville, em Santa Catarina, revelou que o número de casos de acidente vascular cerebral (AVC) aumentou entre os adultos jovens de até 45 anos. De 2005 a 2015, houve um aumento de 62%.
Coordenado pelo neurologista e professor da Universidade da Região de Joinville, Roberto Cabral, o estudo foi realizado com 2.483 pacientes. Segundo o médico, a causa desse aumento pode estar relacionada à má alimentação e à obesidade. “No mundo inteiro as pessoas morrem mais por excesso de comida do que pela falta dela”, afirma o neurologista.
Outros fatores como ter colesterol alto, doenças cardiovasculares (arritmia ou pressão alta), diabetes, sedentarismo, bebida e cigarro em excesso podem também aumentar as chances de ocorrer um AVC.
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- 3 alimentos inesperados que podem afastar o risco de demência em 28%
O acidente vascular cerebral ocorre quando há uma alteração no fluxo de sangue do cérebro e pode ser de dois tipos: o hemorrágico – que é quando a artéria se rompe e extravasa sangue para o cérebro – e o isquêmico, que acontece quando há um entupimento da artéria.
Sintomas
Nos dois casos, os sintomas são parecidos. Os pacientes podem apresentar enfraquecimento ou paralisia do rosto, braço ou perna de um lado do corpo, dor de cabeça muito forte acompanhada de vômito, fraqueza e dificuldade ou perda da fala.
Ao identificar os sintomas, é preciso seguir com o paciente o mais rápido possível para o hospital. O tempo é fundamental para evitar sequelas graves ou morte.