Celulite: veja as possíveis causas e saiba como combatê-la
A celulite é uma disfunção estética que atinge a maioria das mulheres e também alguns homens. Geralmente, este problema estético é associado a alterações hormonais, má oxigenação do tecido, deficiência circulatória e acúmulo de gordura na camada abaixo da pele.
O site ‘Vivo Mais Saudável‘ publicou uma matéria com as inúmeras causas da celulite e dicas simples para combatê-la. Confira!
Causas da celulite
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
– Genética: Mulheres que apresentam características herdadas, como o biotipo corporal do tipo ginóide (aumento de gordura corporal na região inferior do corpo) tem maior tendência.
– Alteração hormonal: Hormônios como estrógeno e progesterona, por exemplo, podem favorever a uma retenção hídrica e consequentemente a um comprometimento na circulação.
– Sedentarismo e alimentação desequilibrada: rica em açúcar e gordura, elevam ao aumento da camada adiposa, além disso, a falta de atividade física contribui ainda mais para um menor estímulo circulatório. Alimentos muito salgados, ricos em sódio, levam a uma maior retenção de líquido prejudicando a circulação.
– Roupas apertadas por si só não causam celulite, mas contribuem para a piora do quadro depois de instalado. Elas comprimem os vasos sanguíneos e linfáticos, principalmente em regiões como coxas e glúteos.
– Mulheres fumantes: O cigarro causa vasoconstrição, que está associado a uma menor vascularização e oxigenação do tecido.
– Pílula anticoncepcional: Mulheres que tem notado aumento da retenção hídrica e diminuição do metabolismo, após o uso de determinado contraceptivo oral, devem procurar um ginecologista para escolha do método adequado.