Cinco dicas básicas para ir todo dia de bike ao trabalho
Substituir o carro ou o ônibus pela bike para ir diariamente ao trabalho é uma escolha que faz bem ao meio ambiente, ao trânsito e ao corpo. Além de fugir dos congestionamentos, usar a bicicleta para a locomoção melhora as condições de saúde e permite que a gente possa aproveitar e sentir a rua de uma forma mais próxima e íntima, estreitando nossos laços com a cidade.
Para quem pretende adotar a magrela ou para quem já inseriu a bicicleta no dia a dia, algumas dicas ajudam a tornar o percurso mais tranquilo e confortável.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
– Use roupas e calçados confortáveis: mesmo que a empresa em que você trabalha exija o uso de trajes mais formais, prefira sempre levar a roupa do trabalho em uma mochila. Para pedalar, o ideal é adotar roupas mais maleáveis e confortáveis, como camisetas, leggings e bermudas. O mesmo serve para os calçados: deixe o sapato social na mala e adote o tênis, a sapatilha ou o prático e versátil sapatênis. Se você costuma suar muito, leve a mochila no bagageiro da bicicleta. E se precisar levar uma camisa social, leve-a na mochila dentro de uma caixa ou até de um tupperware.
– Adote a capa de chuva: se o tempo virar de repente, proteja-se durante o caminho com uma capa de chuva resistente e evite que a mochila –e o conteúdo dela– se molhe. Se a mochila estiver no bagageiro, basta ela estar protegida. Se o local de trabalho tiver um banheiro para uma ducha fica ainda mais fácil.
– Não abra mão dos equipamentos de segurança: capacete, luvas, luzes, refletores, roupas claras (principalmente à noite) e espelho retrovisor… Esses são itens indispensáveis, sobretudo em cidades maiores e mais movimentadas.
– Sempre sinalize: mostre para os motoristas o que pretende fazer. Sempre sinalize com a mão quando pedir ou dar passagem, quando for virar à esquerda ou direita ou mesmo continuar em frente onde carros costumam virar. E vale a pena prestar atenção para verificar se foi mesmo visto.
– Gentileza gera gentileza: o melhor antídoto contra a loucura diária da correria das cidades é a paciência. Seja gentil, dê passagem para os pedestres e não reaja com violência contra possíveis motoristas mais bravos ou impacientes. Evitar o estresse é bom para todo mundo.