Não são só os produtos industrializados que beneficiam nossa pele .
Ainda que cuidados diários – como evitar sair de casa sem passar protetor solar e a utilização de cremes hidratantes ou antienvelhecimento – sejam importantes, o consumo de vitaminas, especialmente por meio de uma boa alimentação é uma arma poderosa.
“A pele também precisa de nutrição, principalmente a de quem tem histórico de problemas dermatológicos, como acne, espinhas e cravos”, explica a nutricionista Daniela Jobst, da Unifesp, em matéria do Minha Vida , parceirto do Catraca Livre.
A especialista aponta algumas das vitaminas mais importantes para a pele. Confira:
❮ ❯ Vitamina C: um estudo constatou que a ingestão desse nutriente está associada à menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada. Isso acontece porque a vitamina C é um antioxidante natural que auxilia na formação do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão. - Getty Images/iStockphoto Vitamina B6: tem ação cicatrizante e age no sistema imunológico do corpo, protegendo a pele contra inflamações, além de acelerar o processo de cicatrização das feridas.
"Essa vitamina pode ser encontrada em batata, banana, peito de frango, semente de girassol, salmão, atum e abacate", diz Jobst.
- Getty Images/iStockphoto Vitamina B3: ela facilita a circulação sanguínea em todo o corpo, inclusive na pele, o que contribui para o metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras. Os cravos são formados pelo acúmulo de substâncias sebáceas nos poros da pele, o que é mais comum quando o indivíduo tem má circulação, explica a especialista. - Getty Images/iStockphoto Vitamina B2: também conhecida como riboflavina, ela auxilia a renovação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável, o que combate rugas e marcas de expressão no rosto."O leite é a maior fonte de vitamina B2 que encontramos na natureza e deve fazer parte da dieta de quem busca retardar o envelhecimento da pele", diz Daniela Jobst. Pessoas com alergia a lactose podem encontrar o nutriente em alimentos como fígado e folhas verdes. - Getty Images/iStockphoto Vitamina A: "Também chamada de retinol, ajuda na saúde da pele, pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões na pele", explica a nutricionista Daniela Jobst, da Unifesp ao minha Vida. Ela também atua balanceando a produção de secreções das glândulas sebáceas, evitando que os poros fiquem entupidos e inflamados.As fontes são abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes. - Getty Images/iStockphoto
Leia a matéria completa e veja outras vitaminas boa para a pele.