Cólica menstrual pode doer tanto quanto um ataque cardíaco
Só quem é mulher sabe o que é sofrer com as cólicas menstruais. Agora, finalmente, um especialista reconhece que as dores são tão fortes quanto a de um ataque cardíaco.
De acordo com a Academia Americana de Médicos da Família, os períodos menstruais dolorosos –chamados de dismenorreia– podem interromper o dia a dia de uma em cada cinco mulheres. Apesar disso, ainda há poucos estudos a respeito da condição e do seu tratamento.

O ginecologista Frank Tu, diretor do departamento de dor ginecológica da NorthShore University HealthSystem, disse entrevista ao site Quartz que “alguns médicos são ensinados a dar analgésicos para cólicas, mas eles podem não ser suficientes”.
- Estes 3 hábitos são mais saudáveis do que qualquer remédio, revela Nobel de Química
- Teria coragem? Coreia do Sul tem montanha-russa para caminhar; veja fotos
- A melhor fruta para combater a gordura no fígado não é tão fácil de encontrar, mas vale a pena
- Apostas escanteios: guia completo sobre essa estratégia
Quão grave? John Guillebaud, professor de saúde reprodutiva no University College de Londres, diz que algumas pacientes descreveram a dor como “quase tão ruim quanto um ataque cardíaco”.
Como tratar
De acordo com o site Minha Vida, para a dismenorreia primária o tratamento mais comum é à base de medicamentos antiespasmódicos. Caso não surtam efeito para diminuição da dor, Junqueira explica que outra alternativa com excelentes resultados é a administração de anti-inflamatórios.
Já para secundária o melhor tratamento deve ser indicado pelo médico, não apenas visando o alívio da dor, mas sim, o combate à doença.